Qual a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Das empresas de grande porte, a primeira colocada foi a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN, RN), seguida por Energisa Tocantins (ETO, TO) em segundo e Energisa Paraíba (EPB, PB) em terceiro.

A distribuidora que mais evoluiu em 2022 foi a CPFL PAULISTA (SP), com um avanço de 11 posições, seguida por CPFL PIRATININGA (SP) e CPFL SANTA CRUZ (SP), que melhoraram, respectivamente, 8 e 4 posições em comparação ao ano de 2021.

Setor Elétrico: Principais destaques da LIVE com 4 das maiores geradoras de energia do Brasil. Principais destaques da live realizada com os CEOs das 4 maiores geradores de energia do Brasil: Engie, Edp Energias do Brasil, Copel e CPFL.

Dessa forma, toda energia elétrica que é gerada inicialmente nas usinas é transmitida diretamente para o Sistema Integrado Nacional, o SIN, que coordena e controla toda produção, transmissão e distribuição de energia elétrica do Brasil.

O setor industrial segue sendo o maior consumidor, com quase 36% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 29%.

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo ...

A Enel Distribuição São Paulo atende a mais de 7 milhões de clientes, numa área que engloba cerca de 1500 unidades consumidoras por km².

Das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram: Energisa Borborema (EBO, PB) e Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC), empatadas em primeiro, seguidas pela DME Distribuição (DMED, MG) em terceiro.

Atualmente, existem aproximadamente 270 agentes de comercialização de energia elétrica no Brasil, muitos deles atuando como intermediários entre usinas e consumidores livres.

No acumulado, a Copel obteve o melhor desempenho, com valorização de 276,39%. Depois, veio a Irani, com 259,28% e a Taesa ,151,61%. A Cemig teve um desempenho de 145,81% e a Equatorial alcançou uma valorização de 129,23%.

O empresário Jorge Queiroz, dono do grupo Rede Energia, deu um calote de cerca de 6 bilhões de reais em seus credores e zarpou para a Europa em maio.

Enel Brasil

Controlada pelo grupo italiano Enel, a Enel Brasil é uma empresa brasileira do ramo de energia elétrica. A Enel Brasil S.A. centraliza as participações societárias do Grupo Enel no país.

A bandeira Makro lidera a lista, com faturamento de mais de 6 bilhões de reais somado em 2011. A rede Assaí, do grupo Pão de Açúcar, está na segunda posição, com faturamento de 4,2 bilhões de reais, 31,8% a mais em relação ao ano anterior.

Petrobras e Vale lideram lucros, mas têm queda na comparação com 2022. Gigantes do mercado brasileiro, a Petrobras e a Vale lideraram os maiores lucros das empresas listadas em bolsa. Com R$ 38,15 bilhões de lucro líquido no 1º trimestre, a Petrobras encabeça a lista com vantagem.