Como identificar fios de alta tensão?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Os fios estão esticados e o valor da força tensora em qualquer parte do fio é grande comparada com o peso do fio.

- baixa tensãotensão entre 50 e 1.000 volts em corrente alternada e entre 120 e 1.500 volts em corrente contínua; - alta tensãotensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua.

Para identificar se um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é classificado como "papel" ou "tijolo", é necessário analisar a composição dos ativos que compõem sua carteira. Como dito anteriormente, os FIIs de papel investem majoritariamente em títulos de crédito relacionados ao mercado imobiliário, como CRIs e LCIs.

ANSI/IEEE 1585-2002 define média tensão como a faixa de 1 kV a 35 kV (em corrente alternada)

Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.

Se você encontrar cabos energizados caídos ou bater contra um poste:

  1. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros;
  2. Não dirija sobre os fios;
  3. Fique no carro;
  4. Se em perigo, pule para longe do carro caindo com os pés juntos;
  5. Se afaste do carro por pelo menos 25 metros.

Cada kVA, ou quilovolt-ampere, equivale a 10³ volt-amperes (VA), ou seja, 1 kVA é igual a 1000 VA.

O kVA é a medida que equivale a 1000 voltamperes – 1kVA = 1000VA. Esta é uma potência aparente do sistema que também pode ser considerada como teórica e se dá pela soma vetorial entre a potência ativa do sistema (ou os Watts) e a potência reativa do sistema (ou o Var).

Baixa Tensão (BT): acima de 50 Volts e inferior a 1000 Volts, em corrente alternada, e acima de 120 Volts e inferior a 1500 Volts para corrente contínua. Alta Tensão (AT): são as tensões a partir de 1000 Volts, em corrente alternada, e 1500 Volts para corrente contínua.

De acordo com a Norma, o padrão de cores dos fios elétricos é:

  1. Fio neutro: azul claro.
  2. Fio fase: vermelho, preto ou marrom.
  3. Fio terra: verde ou verde e amarelo.

Padrão de cores dos fios elétricos: tudo o que você precisa saber

  1. Condutor Neutro: azul-claro. ...
  2. Condutor de Proteção: verde ou verde-amarela. ...
  3. Condutor Fase: preto, branco ou vermelho. ...
  4. Segurança de instalações elétricas.

Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor: – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.

Diferença entre kVA e kV
É muito importante saber que kVA (quilovoltampere) e kV (kilovolt) são medidas diferentes. O kVA é usado para medir a potência aparente de um sistema. O kV, por sua vez, representa a tensão elétrica de um sistema,ou seja, a diferença de potencial elétrico (DDP) entre dois pontos.

Também pode ser usado o termo kW — em que a letra “k”, em minúsculo, representa 1000 unidades, ou seja, 1000 watts. O kVA, ou quilovolt-ampere, por outro lado, é a unidade de potência “aparente”. Se o kW é quanta energia você pode trabalhar, o kVA informa quanto está sendo usado no sistema como um todo.

A sigla kVA é formada pelas medidas de Volt (V), Amper (A) e K (que, assim como na medida de quilograma, significa mil). Portanto, uma unidade de kVA equivale a 1000 VA – ou 1000 volt-ampères, com duas variáveis, que são a potência ativa (watts) e reativa (var).