Qual a lâmpada que dura mais?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 10 votos

lâmpada de LED

Mas a grande vantagem está na lâmpada de LED, que dura, no mínimo, 25.000 horas acesa com alta capacidade de iluminação e com baixo consumo de energia elétrica. Está mais do que comprovado que a duração de lâmpada LED é superior e que apresenta mais vantagens que qualquer outro tipo de lâmpada.

Uma lâmpada LED pode durar de 25.000 a 50.000 horas, e isso faz muita diferença a longo prazo. Outra vantagem é que a lâmpada LED quase não emite raios Ultra Violeta. Como principal desvantagem, além do preço, está o fato de que as lâmpadas LED possuem ângulo de abertura menor.

Resumindo, as lâmpadas fluorescentes tendem a ser mais caras que as incandescentes, mas duram bem mais. No entanto, ainda consomem mais energia que as lâmpadas de LED e duram bem menos.

Pode-se esperar que as lâmpadas incandescentes durem cerca de mil horas. Lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) e LEDs (diodo emissor de luz) geralmente duram muito mais, até 10 mil horas de uso para CFLs e 25 mil horas para LEDs.

Dessa forma, um produto de boa qualidade tem uma vida útil média de 50 mil horas. Ou seja, o equipamento funciona adequadamente por quatro anos se utilizado 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Se o uso for doméstico, com oito horas diárias, pode durar até 17 anos.

Lâmpadas fluorescentes
Essas lâmpadas geram luz a partir da reação de gases, como o vapor de mercúrio, em contato com a energia elétrica. Como não geram calor, elas são mais econômicas, mais duráveis e têm melhor eficiência energética.

Lista com os melhores Lâmpadas Inteligentes de 2023

  • Positivo. Smart Lâmpada Casa Inteligente.
  • Intelbras. EWS 410.
  • I2GO Home. Smart Lamp.
  • Elgin. Smart Color.
  • Steck. Smarteck.

O problema vem quando esta instalação não é feita corretamente e o interruptor está agindo no neutro. Neste caso, podem aparecer pequenas oscilações de corrente que são suficientes para fazer nossas lâmpadas LED acenderem, mesmo que parcialmente.

Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar. LEDs especializadas para galpões ou grandes ambientes conseguem produzir até 1.500 lm.

Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor. Aí o fenômeno acontece porque essa fase fica ligada direto no bocal/receptáculo da lâmpada e acaba ocorrendo uma espécie de “fuga” de um resíduo de eletricidade.

Porque é que uma lâmpada de LED se queima? Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo.

É importante lembrar também que a luz branca fria tem muito mais intensidade (ou, vamos dizer, claridade) do que as outras e por isso é muito usada quando precisamos de uma boa visibilidade para a leitura ou para o foco em alguma atividade, mas é sempre bom ter cuidado, porque o excesso pode causar desconforto.

Dentre os principais motivos para que isso aconteça está a oscilação dos níveis de tensão (abaixo ou acima do normal) na rede de alimentação, que pode ser por curto intervalo de tempo. Uma instalação incorreta também interfere na qualidade da iluminação.

Mas as lâmpadas de LED têm um funcionamento diferente e é exatamente por isso que o conserto delas é possível. A especialista Amanda Delatorre explicou que “as lâmpadas de LED não possuem filamentos nem reatores, têm os LEDs dispostos em série e, quando param de funcionar, provavelmente um deles queimou.

O que acontece é, como os fios passam pela mesma eletrocalha e estão em paralelo um ao outro (mesmo um deles estando interrompido), este paralelismo e o fato de um deles estar carregado, gera um campo elétrico que gera uma pequena tensão a qual carrega o capacitor (lentamente) e faz a lâmpada piscar.

Quanto tempo dura a lâmpada de LED? Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.