O que se faz no primeiro domingo do Advento?

Perguntado por: asales . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina, na indiferença; mas deve caminhar, sempre atento e vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios.

Neste 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor. Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um “rebento” da família de David.

Meu Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, dá-nos um coração cheio do teu amor, um coração aberto aos pobres e aos humildes para que possamos louvar os teus desígnios de amor e de justiça.

Para os cristãos, as quatro semanas que antecedem o Natal formam o Tempo do Advento. Ou seja, o primeiro período do calendário litúrgico, que compreende a preparação para o nascimento do Menino Jesus.

No tempo do Advento, faz-se um apelo aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como: a vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer o Cristo que vem nos acontecimentos e nos irmãos; a conversão, procurando consertar os próprios caminhos e andar nos caminhos do Senhor ...

vela vermelha

A vela vermelha, acesa no 1º Domingo do Advento, significa o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na Terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus se fez Filho de Adão para salvar seu pai terreno e todos nós.

Cada uma das quatro velas da Coroa de Advento tem um significado importante. Este tempo é tempo especial de alegre expectativa, pois estamos às vésperas do parto humano-divino. Primeiro domingo – roxo – 27 de novembro: A primeira vela é a “Vela da Esperança”.

Abençoa-nos, ó Pai. Esta refeição que vamos partilhar seja para nós sinal do amor que nos une e nos ajude a permanecer vigilantes e atentos uns aos outros e a todos os irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela; e, à medida que vão passando os domingos, acendem-se as outras velas, até chegar o 4º Domingo, que é quando todas devem estar acesas.

No Ano Litúrgico, o Advento é o tempo de preparação para o Natal. As quatro semanas que antecedem a data em que a Igreja celebra o nascimento de Jesus são oportunidades para aprofundar reflexões, renovar esperanças e abrir o coração para acolher o Salvador.

Na Coroa do Advento também encontramos as velas, e assim como os outros símbolos dentro desse ícone, sendo elas normalmente colocadas nas seguintes cores: Verde, Vermelha, Roxa e Branca.

O Advento é um tempo de preparação e todas as pessoas precisam de formas tangíveis para se preparar espiritualmente para o nascimento de Jesus. Podem montar um pequeno presépio em algum lugar da casa e, cada vez que algum membro da família realizar uma obra de misericórdia, pode colocar palha no presépio.

Os quatro domingos e os temas do Advento

  • Primeira vela / Domingo: ESPERANÇA (A vela da profecia)
  • Segunda vela / Domingo: PAZ (A vela de Belém)
  • Terceira vela / Domingo: A ALEGRIA (Vela do Pastor)
  • Quarta vela / Domingo: AMOR (A vela do anjo)
  • LER MAIS: Grinaldas e velas do Advento.

Você sabe o que significam os símbolos do Advento?

  • advento.
  • coroa.
  • fidelidade.
  • jesus cristo.
  • nascimento.
  • natal.
  • ramos.
  • velas.

Símbolos do Advento
A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo.

A última vela acesa no último domingo do Advento, aquele que antecede o Natal; representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um Reino de paz e de justiça. Vela Branca porque é o símbolo da Paz que Jesus veio trazer.