Qual a importância do branding para uma marca?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma.

O objetivo do branding é o aumento da visibilidade da marca, consolidação no mercado, identificação com seu público, na definição do propósito, toda a sua personalidade. Na construção do seu valor, missão e posicionamento que ela deseja construir e ser atribuída a ela.

Na mente dos consumidores, o objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com os clientes, e isso será crucial para que eles escolham a sua marca no momento de decisão de compra de um produto ou serviço. Assim, garantirá que o seu negócio cresça de forma planejada e constante.

O Branding é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Essa gestão de marca inclui um planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.

5 pilares do Processo de Personal Branding:

  • Marca Pessoal/ Identidade.
  • Posicionamento.
  • Reputação.
  • Imagem.
  • Comunicação.

O branding não é orgânico, ou seja, precisa ser induzido pela comunicação da marca de maneira ativa. E, para que ações efetivas sejam tomadas, é importante que a marca tenha um posicionamento claramente definido. O posicionamento é o espaço que a empresa ocupa ou pretende ocupar na mente do consumidor.

Conheça as 8 melhores estratégias para fortalecimento de marca

  1. Estude sua empresa. ...
  2. Saiba mais sobre o mercado. ...
  3. Crie uma identidade visual. ...
  4. Invista no marketing de conteúdo. ...
  5. Utilize as redes sociais. ...
  6. Compartilhe valores e cultura. ...
  7. Divulgue premiações e certificados. ...
  8. Invista na sua equipe.

“Por isso, o bracing é essencial durante a musculação, principalmente ao realizar um agachamento, flexão de braços, ou movimentos complexos que exigem estabilidade para gerar força nos membros inferiores e superiores, respectivamente”, ressalta.

Branding nada mais é do que a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.

5 principais estratégias de branding para aplicar em sua empresa

  1. Boa identidade visual. Sabe o que ajuda a criar, de fato, uma identidade na mente das pessoas? ...
  2. Marketing de experiência. ...
  3. Produção de conteúdo de qualidade. ...
  4. Presença digital bem definida. ...
  5. Marketing promocional.