Qual a importância das bacias hidrográficas para o nosso país?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Essas áreas são elementos naturais de extrema importância para o meio natural, pois são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas ligadas ao setor primário da economia, como a pecuária e a agricultura.

Bacias hidrográficas são de extrema importância para a população, pois suas águas podem ser utilizadas de diversas formas, como para o abastecimento de água potável, para irrigação e, também, para geração de energia elétrica.

Suas principais funcionalidades são o abastecimento de água para diferentes setores da sociedade, como agropecuária, indústria e para consumo de seres vivos. As bacias hidrográficas também são importantes para o transporte hidroviário, podendo carregar grandes quantidades de cargas e pessoas.

Resposta. A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida em nosso planeta.

Os estudos evidenciam que alterações nas áreas terrestres de uma bacia hidrográfica promovem modificações na integridade do ecossistema aquático, nos processos hidrobiogeoquímicos e na qualidade da água nos rios.

É a Hidrografia que viabiliza a segurança da navegação e, pouco a pouco, tem tido um papel fundamental para qualquer um que deseja se aventurar por mares e rios. Ao longo dos anos, os estudos hidrográficos foram ganhando um caráter multidisciplinar, incorporando diversos conhecimentos técnicos e científicos.

Manter uma faixa generosa de mata nativa no entorno da nascente, cercar para impedir acesso de bovinos, já é grande contribuição para preservar nascentes. Dependendo do uso da água, pode-se tratar as nascentes, de forma natural, para viabilizar ainda maior qualidade da água.

No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer.

As bacias hidrográficas são tidas no âmbito do planejamento territorial como a unidade básica de análise para o desenvolvimento de ações e medidas estruturais e não estruturais com a perspectiva de integração entre a gestão dos recursos hídricos e a gestão ambiental.

Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

Uma bacia hidrográfica constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de água e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrográfica é considerada a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas.

Além da elevada produção de energia, a Bacia do Paraná ainda é muito utilizada para o transporte de mercadorias e recursos extraídos ao longo do seu curso. A hidrovia do Paraná é uma das rotas mais importantes, ela possui mais 1.800 km de extensão.

Bacia hidrográfica é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e rios menores que desaguam em rios maiores (afluentes).

Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas. Mas os rios, juntamente com as zonas húmidas, também são fundamentais para a fauna, é neles que encontram alimento, abrigo, etc.