O que é hidrografia de um país?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A palavra Hidrografia pode se referir a um ramo da Geografia que estuda as águas do planeta ou também ao conjunto de águas de um país ou região. São objetos de estudo dessa área do conhecimento os rios, lagos, mares, oceanos, geleiras, águas do subsolo e da atmosfera.

Ressaltam-se oito grandes bacias hidrográficas existentes no território brasileiro; a do Rio Amazonas, do Rio Tocantins, do Atlântico Sul, trechos Norte e Nordeste, do Rio São Francisco, as do Atlântico Sul, trecho leste, a do Rio Paraná, a do Rio Paraguai e as do Atlântico Sul, trecho Sudeste.

A hidrografia é uma área da Geografia que estuda as águas do planeta. O termo hidrografia também remete ao conjunto de características de determinada localidade. Hidrografia, área que estuda as águas do planeta Terra, também remete ao conjunto de formas de água de dada localidade.

A Hidrologia (do grego Yδωρ, hydor, "água"; e λόγος, logos, "estudo") é a ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras. São regiões hidrográficas: bacias, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas, com características naturais, socais e econômicas similares.

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas.

Bacia Hidrográfica Amazônica
A maior bacia hidrográfica do país e do mundo possui uma área de drenagem de 5,8 milhões de km², abastecendo a população que vive em uma área de quase 7 milhões de km².

Maior bacia hidrográfica do mundo

  • Bacia do Congo, na África;
  • Bacia do Mississipi, nos Estados Unidos;
  • Bacia do Prata, uma união entre as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai;
  • Bacia do Obi, na Rússia.

O rio principal da bacia Amazônia é o Rio Amazonas, considerado o mais longo e caudaloso do mundo, com 6992 km de extensão.

Ela estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação através do Ciclo Hidrológico, suas propriedades químicas e físicas e fenômenos interativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente como: escoamento superficial, infiltração de água no solo, evaporação, dentre outros.

Hidrografia da Região Norte
A Região Norte do Brasil possui duas grandes bacias, a Bacia Amazônica e a Bacia do Tocantins. A Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, é formada pelo rio Amazonas e seus mais de mil afluentes.

A hidrografia do Brasil é formada por um denso conjunto de rios caracterizados pelo seu regime pluvial e pela ampla extensão, além de serem rios caudalosos que, em sua maioria, percorrem terrenos planálticos e não secam durante o período de estiagem (rios perenes).

No Brasil as águas estão distribuídas em 12 regiões hidrográficas, onde foram agrupadas por bacias com rios de grande vazão, e micro bacias do litoral brasileiro, formadas por rios com pequena extensão e vazão.

São elementos hidrográficos: rios, córregos, lagos, etc. Informações Topológicas: Todos os elementos de hidrografia devem ser representados por polígonos. No caso de elementos de largura desprezível, os lados do polígono que representa o traçado do elemento devem ser paralelos com distância de 1m entre os mesmos.

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.

Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.