Como trabalhar coordenadas geográficas em sala de aula?

Perguntado por: uveiga7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Para a realização da brincadeira é preciso ter duas pessoas, uma folha para cada uma com tabela quadriculada. Depois faça a codificação de linhas e colunas, sendo a última constituída por letras e a primeira por números. Feito isso, os participantes inserem aleatoriamente as figuras (bolas, aviões, navios etc.)

As principais referências para localização são: a Linha do Equador (marco inicial das Latitudes) e o Meridiano de Greenwich (marco inicial das Longitudes). Para representar as coordenadas, devemos sempre iniciar pelo valor da Latitude, e depois da Longitude.

As coordenadas geográficas são um sistema de localização utilizado para situar qualquer ponto da superfície terrestre. Tal sistema é formado por meio de uma grade de coordenadas, que correspondem a um conjunto de linhas imaginárias indicando a posição de um determinado objeto no espaço global.

A identificação das coordenadas geográficas pode ser feita mediante cálculos sobre os mapas ou automaticamente, com o auxílio de um aparelho GPS ou aplicativos de localização. Exemplo: a capital do Brasil, a cidade de Brasília, está localizada sob as coordenadas 15° 46' 48" S e 47° 55' 45" O.

Localização das Coordenadas Geográficas
Observe que o mapa possui as linhas paralelas e meridianas. Para iniciar a análise precisamos identificar as linhas do Equador e de Greenwich, que estão representadas de forma mais grossa na imagem; em seguida basta cruzar os paralelos e meridianos.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Latitude e longitude são medidas utilizadas para a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Enquanto a latitude tem como referência a Linha do Equador e varia de 0º até 90º norte ou sul, a longitude tem como referência o Meridiano de Greenwich e varia de 0º até 180º leste ou oeste.