Quais são os países que não fazem parte da ONU?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os países que não fazem parte da ONU, são: Santa Sé (Vaticano), Anguila, Aruba e Bermuda. A Santa Sé, entidade soberana e independente, de jurisdição religiosa, que está no país do Vaticano (Europa), é a única exceção que não faz parte da ONU - Organização das Nações Unidas.

Países Não pertencentes às Nações Unidas. Os Estados Unidos reconhecem 195 países, 193 dos quais fazem parte das Nações Unidas. Os dois países que não são membros da ONU são a Cidade do Vaticano (Santa Sé) e a Palestina. Não-membros das Nações Unidas.

Países que ninguém reconhece
Mas há países que não são reconhecidos por ninguém (Somalilândia, Transnístria e Artsaque ou Carabaque-Montanhoso) e outros que até são reconhecidos, poréms não declaram independência ou demonstram interesse em aderir à ONU, como as Ilhas Cook.

O direito de tornar-se membro das Nações Unidas cabe a todas as nações amantes da paz que aceitarem os compromissos da Carta e que, a critério da Organização, estiverem aptas e dispostas a cumprir tais obrigações. A ONU possui hoje 193 Países-membros.

Os membros permanentes são a República Popular da China, Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Federação Russa. Neste momento, os membros não-permanentes são Portugal, Alemanha, Índia, África do Sul, Colômbia, Marrocos, Paquistão, Guatemala, Azerbeijão e Togo.

O estado papal independente de 1.000 pessoas (incluindo o Papa) foi criado em 1929, mas eles não optaram por fazer parte da organização internacional. 2 Ainda assim, a Cidade do Vaticano atualmente opera nas Nações Unidas como uma Missão Observadora Permanente da Santa Sé na ONU.

1. Tuvalu. A nação insular de Tuvalu, com suas três ilhas, seis atóis e praias paradisíacas, está no ranking dos países menos visitados do mundo e recebeu menos de 4.000 viajantes no ano de 2019.

Brasília

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro e em Salvador.

Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.

O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, criada em 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Cinco deles – China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – são membros permanentes com direito de veto. A Assembleia Geral, que compreende todos os 193 Estados-membros da ONU, elege os 10 nações para ocuparem os assentos não permanentes por mandatos de dois anos.

Na contemporaneidade, há estados e territórios que não são reconhecidos por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas, por exemplo. Esses estados, geralmente, não apresentam as exigências cobradas pela comunidade internacional para que sejam assim considerados.

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional fundada em 1945 para intermediar as relações internacionais, harmonizar a ação das nações diante de objetivos comuns, atuar para o desenvolvimento mundial e garantir a paz.