Qual a importância da alteridade na religião?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Entendemos a partir dessas diferenças que a espiritualidade tem como um de seus pilares a alteridade, e que a religião lança mão de uma comunicabilidade de forma diferenciada tendo como parte principal dessa comunicação o sagrado que se traduz em seus símbolos, mitos, ritos, textos sagrados e doutrinas.

No mundo existem cristãos protestantes, cristãos espíritas, muçulmanos, hindus, candomblecistas etc. A alteridade reside, nesse exemplo, no fato de que você deve reconhecer a história e a individualidade de cada pessoa e respeitar a escolha religiosa dela sem prejulgá-la.

Alteridade é ser capaz de se colocar no lugar do outro, de compreender o outro em sua totalidade, nos seus direitos, limitações e diferenças. Quando não exercitamos a alteridade, estamos suscetíveis a provocar discórdias, conflitos e contribuímos no aumento das desigualdades sociais.

A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

Alteridade é conseguir reconhecer que o outro é daquele jeito apenas por ser diferente de você e, logo, ter comportamentos, emoções, reações, ações, enfim, uma essência diferente da sua. Enquanto empatia é conseguir se colocar no lugar de outra pessoa e sentir o que ela sente.

Como se desenvolve a alteridade? com a forma do outro estar no mundo. com a forma do outro estar no mundo. estabelece ao conviver com os iguais a nós.

A ética da alteridade proposta por Lévinas exige que sejamos responsáveis pelo outro, sendo esse o princípio da ética e da humanização. Assim, a violência somente ocorre pela desvalorização da alteridade, do outro enquanto ser.

17 sinônimos de alteridade para 2 sentidos da palavra alteridade: Qualidade do que é distinto: 1 alteração, assimetria, desproporção, diferença, disparidade, distinção, diversidade, modificação, mudança, separação.

A identidade cultural funciona, portanto, criando laços que ligam certos elementos a povos específicos. A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.

É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro.

A alteridade consiste ainda na capacidade de enxergar o outro como um indivíduo dotado de histórias, vivências e subjetividade e, não apenas, como um "sujeito", sem humanidade. Trata-se ainda de reconhecer pessoas que possuem culturas distintas, com suas próprias formas de encarar e viver o mundo.

Significado de alteridade
[Filosofia]. Caráter diferente, metafisicamente.”|1| A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar- Page 2 se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.

Resposta verificada por especialistas
A empatia e a compreensão da alteridade (ou seja, a nossa capacidade de ouvir e entender os outros, os que são diferentes de nós) podem tornar a nossa sociedade mais justa pois nos permite entender melhor os problemas dos outros e tentar agir para minimizar estes problemas.

Fraternidade e fome: alteridade e narcisismo como paradoxos contemporâneos. “Nosso estilo de vida consumista leva a um empoderamento do próprio “eu” e pouco ambiente de alteridade.” Dessa forma, a vivência da fraternidade torna-se um desafio ainda mais complexo e realidades como a fome passam a nos assolar.

Alteridade é reconhecer que existem diferenças em uma pessoa e respeitar esse fato, enquanto Empatia é se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos.

Daí o significado de etnocentrismo: o grupo social no centro de tudo, ou seja, o mais importante. Quando um sujeito ou grupo social crê que é superior aos demais, é considerado etnocêntrico. A Sociologia, que estuda o etnocentrismo, o opõe ao conceito de alteridade, que é a preocupação e a valorização de outrem.