Qual a idade da mãe mais velha do mundo?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 15 votos

Compartilhe este conteúdo: De acordo com informações divulgadas pelo Guinness World Records, a mulher japonesa Kane Tanaka tem 116 anos de idade e tem o título de pessoa e mãe mais velha do mundo e Mãe mais velha do Mundo .

do brasil ela deu à luz pela primeira vez. aos 64 anos a felicidade de pegar a filha no colo pela primeira vez a felicidade de quem realizou o sonho de uma vida.

No Guinness Book, esse recorde pertence a uma chinesa, que deu à luz aos 67 anos, em 2019. A explicação, segundo os médicos responsáveis, é de que seus ovários não condiziam com sua idade cronológica — porém, foram relatadas diversas complicações durante a gestação.

A atriz Carolina Ferraz se tornou mãe aos 46 anos. Ela chegou a ficar grávida, mas logo depois sofreu um aborto espontâneo. Meses depois, conseguiu engravidar pela segunda vez, dessa vez através de fertilização in vitro.

A história da medicina registra o caso raro da peruana Lina Medina, que nasceu em Pauranga, em 27 de setembro de 1933, e deu à luz por cesariana um filho de 2,7 quilos quando tinha apenas 5 anos.

O útero demora mais para envelhecer do que os ovários, o que possibilita uma gravidez após os 60 anos, com óvulos doados. Desde que as mulheres decidiram entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira antes de formar uma família, os filhos vêm nascendo cada vez mais tarde.

Ela, que foi vítima de estupro, sofria de uma condição rara chamada puberdade precoce. Entenda. Linda Medina tinha apenas 5 anos quando deu à luz um menino, tornando-se a mãe mais jovem da história.

Crianças com essa condição chegam à adolescência muito antes que o comum. O corpo ganha características de adulto antes dos 8 anos de idade, então o organismo de Lina já era capaz de desenvolver uma gravidez aos cinco anos.

A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente. Aqui, na Pro Matre Paulista, você pode contar com profissionais especialistas no cuidado da saúde da mãe e do bebê durante a gestação.

30 anos de idade

Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.

De acordo com Abrão, a “mulher moderna, que se cuida, que faz atividade física e não tem nenhuma comorbidade, pode ter um corpo preparado para receber uma gravidez nessa faixa etária — muitas vezes até melhor do que mulheres mais novas que não se cuidam tão bem”, disse.

A chance de gravidez natural em uma mulher nessa idade é muito pequena, menos de 1%”, afirma o especialista. Ele lembra ainda que, como o corpo da mulher já está além da sua capacidade reprodutiva com a idade avançada, as chances de abortamento também são grandes. “O risco é alto, pode chegar a mais de 90%”, avalia.

Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea.

Sim, é possível, pois o período fértil ocorre antes da menstruação. – é possível engravidar mesmo sendo virgem? Sim, é possível, se o parceiro ejacular muito perto da vagina e a jovem estiver no período fértil.