Qual a forma correta de ler a Bíblia?

Perguntado por: isales . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 2 votos

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Como ler a Bíblia em um ano?

  1. #1 Conte com o auxílio de um aplicativo.
  2. #2 Leia em ordem cronológica.
  3. #3 Utilize um planner ou Bíblias próprias para a leitura anual.
  4. #4 Leia em grupo.
  5. #5 Dica Extra: não se esqueça do seu objetivo.

As escrituras contêm a palavra de Deus. Os profetas atuais aconselham-nos a estudar as escrituras todos os dias, tanto individualmente como em família. O estudo das escrituras pode ajudar-nos a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo, dar-nos forças para resistir às tentações e fortalecer-nos em nossos desafios.

o livro de Gênesis

Porém, é mais amplamente aceito nas tradições judaica e cristã, que o livro de Gênesis foi o primeiro livro bíblico a ser escrito. Contudo, não é difícil encontrar pessoas que acreditam que outros livros bíblicos foram escritos antes de Gênesis.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Se você ler, em média, 3 a 4 capítulos todos os dias, com certeza terminará de ler a Bíblia em um ano. Existem diversos planos de leitura que você pode se basear. No devocional Pão Diário, você encontra um plano anual completo, acompanhado de reflexões diárias inspiradas nas Escrituras. Gostou desse conteúdo?

A leitura da Bíblia três vezes por semana trouxe um leve reflexo na vida do leitor. Mas a verdadeira descoberta se mostrou quando o discípulo lê a Bíblia quatro vezes (ou mais) por semana.

O ideal é montar um plano organizado, pois a leitura da Bíblia não é igual a de outros livros. A sequência dos acontecimentos históricos não foram colocados em ordem cronológica. Antes de iniciar a sua leitura, faça uma oração, peça sabedoria e entendimento para Deus.

A leitura da Bíblia melhorou a vida de milhões de pessoas. Ela também o pode ajudar a ter uma vida melhor. ( Isaías 48:17, 18 ) Por exemplo, pode ajudá-lo a tomar boas decisões, a fazer verdadeiras amizades, a ter uma vida menos stressada e, mais importante ainda, a aprender a verdade sobre Deus.

figueira

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Não se sabe ao certo quando o Livro de Jó foi escrito, por quem, nem quando este personagem bíblico teria existido. Alguns apostam em Moisés como o criador desta história, outros pesquisadores apontam para a possibilidade de um dos sábios ancestrais, talvez até mesmo Salomão, ter composto esta narrativa bíblica.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.