Qual a forma correta de chamar um anão?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

“A maioria das pessoas não conhece o nanismo e nos chama de anão por não saber que o termo correto é pessoa com nanismo.

Admite-se que se pode chamar de anão um indivíduo que tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,40 m, e anã a mulher com altura inferior a 1,35 m.

Essa infantilização, é uma das diversas formas de manifestação do capacitismo, preconceito contra cidadãos com deficiência. Uma das mais comuns está na maneira como algumas pessoas se referem às com nanismo, como explica Vigui: “As pessoas usam muito a terminologia 'anão' para nomear pessoas com nanismo.

O discurso politicamente incorreto é tido, também, como uma forma de vigiar e controlar a liberdade de expressão de grupos não conservadores. A expressão também foi utilizada, no Brasil e no resto do mundo, por grupos conservadores para se referir a um patrulhamento ideológico por parte de marxistas.

Segundo o Ministério da Saúde, nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres.

Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,40 m, e anã, a mulher com altura inferior a 1,35 m.

Em síntese, o termo politicamente correto é designado para evitar o uso de certas expressões ou ações que podem ser consideradas excludentes, que levam à marginalização ou insultam grupos entendidos como desfavorecidos, especialmente definidos por gênero, orientação sexual ou cor.

Anão, um termo do século XIV, é oriundo do latim nanus, este por sua vez um empréstimo do grego nánnos, de idêntico significado. Da mesma fonte saíram o francês nain, o italiano nano e o espanhol enano. No espanhol antigo, o vocábulo também era nano.

A gravidez em mulheres com nanismo pode apresentar seu próprio conjunto de possíveis complicações, incluindo problemas respiratórios. Normalmente é necessária uma cesariana, porque o tamanho da região pélvica não permite um parto vaginal.

Uma das mais frequentes é o nanismo, que pode ser classificado em duas categorias distintas: Nanismo hipofisário ou pituitário – causado por distúrbios metabólicos e hormonais, em especial pela deficiência na produção do hormônio do crescimento humano ou por resistência do organismo à ação desse hormônio.

Usar a palavra MENDIGO, por tanto, não é correto, nem legal, porque reforça uma série de pré-conceitos que já existem a respeito dessa população. O termo correto é PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA.

Detento: Do ponto de vista jurídico, é o indivíduo que cumpre a pena de detenção.

Lista negra
Essa expressão é sempre utilizada de forma negativa. Uma pessoa estar em uma “lista negra” significa que ela está sendo perseguida ou que não poderá mais adentrar em certos ambientes.

Rovilson pesa 29 quilos e 300 gramas, pouco mais do que uma criança de colo. É aposentado.

Em alguns casos, a criança herda a acondroplasia de um dos pais com o transtorno, mas a maioria dos casos – cerca de 80% – é causada por uma nova mutação na família. Isso significa que os pais são de estatura média e não têm o gene anormal.