Qual a doença que causa muita dor nas costas?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 10 votos

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.

Você deve se preocupar com a dor nas costas quando:

  1. dor intensa e/ou que piora a longo prazo;
  2. Juntamente com a dor, há perda de peso;
  3. Dor irradiando para outros membros;
  4. Formigamento em outros membros;
  5. Ao tocar a coluna existir dor intensa;
  6. Tem duração de mais de 6 semanas;
  7. Há inconsistência fecal e urinária.

Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco.
  • Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna;
  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites.
  • Infecção da coluna;
  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;
  • Distúrbios de sono;
  • Herpes Zoster.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Nos casos em que a dor nas costas agrava, pode ser um indicativo de alguma doença mais séria, como pneumonia. Além da dor, da tosse e da coriza, o paciente também pode apresentar febre alta, catarro esverdeado ou com sangue. Embora mais rara, a embolia pulmonar também causa intensa dor nas costas ao respirar.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

Se o paciente apresenta dormência, formigamento ou fraqueza nos braços, pernas ou região abdominal, juntamente com a dor nas costas, isso pode ser um sinal de compressão nervosa ou lesão na medula espinhal. Esses sintomas devem ser avaliados por um profissional de saúde.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna.

Dor intensa e difusa
Isso significa que, além das dores provocadas pela própria condição, uma dor lombar ou uma dor nos ombros, por exemplo — problema comum que pode atingir qualquer um — pode ser ainda mais intensa em quem tem fibromialgia. Outra característica da doença é a sensibilidade ao toque.

Fadiga, perda de peso, alterações da força muscular, atrofia do membro e dificuldade de andar acompanham o quadro. Quando a dor está associada a sintomas neurológicos como perda do controle bexiga, intestino e déficit motor, uma avaliação mais profunda é necessária.