Qual a diferença entre rolo de espuma e de lá?

Perguntado por: onobrega9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Os rolos de espuma ou poliéster possuem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina. Por conta disso, eles retêm mais tinta e, consequentemente, proporcionam maior propagação das tintas acrílicas e sintéticas. No entanto, diferente dos rolos de lã, estes são indicados apenas para superfícies lisas.

Rolo de poliéster ou de espuma
Devido ao material, ele consegue reter melhor a tinta, o que gera um alastramento melhor. Pode ser usado com qualquer tipo de tinta sintética ou acrílica. Porém, diferentemente dos rolos de lã, seu uso apenas pode ser feito em superfícies lisas.

Indicado para pintura com tintas à base d'água e acrílica, o rolo de lã natural é fabricado com de carneiro. O produto está disponível em diferentes tamanhos. As opções com pelos maiores são recomendadas para superfícies rugosas, justamente por reterem mais tinta.

A lã baixa, entre 5 à 12 cm é ideal para superfícies lisas. Já a média, de 13 à 22 cm, é perfeita para superfícies semirrugosas. E por fim a alta, de 25 cm, para superfícies totalmente rugosas. Na fabricação dos rolos de pele, lã de carneiro e tecido, é usado o sistema de Termofusão.

Rolos de espuma poliéster
Esses rolos são utilizados em paredes lisas na aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos de madeira e metal.

Rolos de lã alta
Possuem altura a partir de 20mm e são as lãs mais altas e ideais para preenchimento da pintura nas superfícies rugosas. Esse tipo de rolo facilita em repassar menos vezes o produto na superfície e ainda ajuda no rendimento do pintor.

1- Rolo de espuma para aliviar as dores nas costas
Deitado, coloque o rolo de espuma na região lombar. Faça movimentos de vai e vem, deixando que o rolo de espuma passe por toda a extensão da lombar. Tudo isso, mantendo o tronco ereto e fazendo o movimento com ajuda das pernas.

Em caso de paredes com textura mais rugosa, recomendam-se rolos com fios maiores de lã, por exemplo, que possuem alta capacidade de reter a tinta.

Prepare o rolo para o primeiro uso
Caso a tinta utilizada seja à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. No caso de tintas à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta.

A tinta acrílica à base de água seca mais rapidamente do que outros materiais, facilitando para aplicar várias camadas de tinta na espuma.