Qual a diferença entre metro e comprimento?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão do comprimento é o metro. Inicialmente, determinou-se que a sua medida seria a décima milionésima parte em relação a distância da Linha do Equador até o Polo Norte.

A PRINCIPAL UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO É O METRO (M). EXISTEM OUTRAS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. ALGUMAS SERVEM PARA MEDIR PEQUENAS DISTÂNCIAS E OUTRAS PARA MEDIR DISTÂNCIAS MAIORES. O QUILÔMETRO (KM) É UMA UNIDADE DE MEDIDA MAIOR QUE O METRO.

Medidas de Comprimento

Múltiplosmetro
kmhmm
1.000 m100 m1 m

Centímetro (cm) → O centímetro equivale a dividir o metro em 100 partes iguais, ou seja, 1 metro : 100 = 1 centímetro.

As medidas de comprimento são os mecanismos de medição mais utilizados no dia a dia. O metro é a unidade de medida principal para medir comprimento. A partir do metro são obtidas outras medidas de comprimentos que são múltiplos e submúltiplos do metro.

O metro (símbolo: m) é a unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional de Unidades. É definido tomando o valor numérico fixado da velocidade da luz no vácuo, c, igual a 299 792 458 quando expressa em m s1, o segundo sendo definido em função de ΔνCs.

Esta medida, o metro padrão, representava a décima milionésima parte de um quadrante terrestre, definida em 1799: Um quadrante terrestre, definido a partir da linha do Equador. O metro foi obtido pela divisão desta distância por 10 milhões.

Meça o maior lado de uma extremidade a outra usando uma fita métrica. Apenas meça ao longo da borda externa se ela for o ponto mais longo. Se a parte mais longa está em algum lugar entre as bordas externas do pacote, você deve medir essa distância.

Para medir-se a distância, por exemplo, entre duas cidades, é mais conveniente usar-se quilômetros em vez de metros. Para medir-se distâncias menores, existem os submúltiplos do metro, que são: decímetro: 10 decímetros correspondem a 1 metro. centímetro: 100 centímetros corresponde a 1 metro.

As medidas de comprimento participam de um sistema de siglas que caracterizam grandezas físicas. Além do comprimento, as unidades de medida podem representar velocidade, tempo, massa, aceleração, entre outros. Conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão do comprimento é o metro.

Portanto, já vimos que um metro corresponde a 100 centímetros, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 100 para converter centímetros em metros.

O metro é utilizado para expressar altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de mesas e objetos domésticos.

Tecidos, elásticos, cordas, fitas e rendas são exemplos de objetos comprados por metro. Ruas, estradas e paredes também podem ser medidos pela unidade de medida de comprimento que chamamos de metro. Podemos utilizar vários instrumentos para medir o comprimento. Observem os cartazes abaixo para vocês entenderem melhor.

O metro, por exemplo, é definido como sendo “o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de 1/299.792.458 de segundo”. Esse número enorme é a velocidade da luz em m/s, uma constante muito importante dentro da física e da astronomia, simbolizada pela letra c.

O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador.

A abreviatura de metro é m.

  1. 1 m = um metro.
  2. 3 m = três metros.
  3. 100 m = cem metros.
  4. 700 m = setecentos metros.
  5. 1000 m = mil metros.