Qual a diferença entre lâmpada eletrônica e LED?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 7 votos

Primeiramente, o diferencial das lâmpadas de led está na tecnologia por trás delas. São lâmpadas eletrônicas, onde sua composição lhes permite gerar mais luz e emitir menos calor! Não vamos ficar falando sobre todos os componentes (como alumínio e gálio) ou a tecnologia que envolve o produto.

A lâmpada eletrônica (ou fluorescente) foi criada por Nikola Tesla e ganhou esse nome porque funciona com uma corrente elétrica que flui com a ionização dos gases presentes no tubo de vidro, que é coberto internamente por fósforo.

LED. São as mais tecnológicas do mercado, totalmente eletrônicas e mais eficientes. Elas convertem a energia elétrica em luz, sem gerar calor, ou seja, sem desperdício. Possuem vida útil 50 vezes maior, em média, do que uma incandescente, e são 80% mais econômicas.

Acompanhe: Selo do Inmetro - Desde o dia 17 de janeiro de 2018, todas as lâmpadas led comercializadas no País precisam ter a certificação do Inmetro, que significa que o produto passou por testes e segue os padrões de segurança e quesitos técnicos determinados pelo órgão. Evite os produtos que não trazem este selo.

No topo do ranking de lâmpada mais econômica está a lâmpada de LED (Light Emitting Diode). A sua taxa de economia quando comparada a lâmpada incandescente é de 80% e de 30% em relação à lâmpada fluorescente.

A vida útil de uma lâmpada fluorescente varia entre 8.000 e 15.000 horas – ou seja, além de mais econômicas que as lâmpadas incandescentes, elas também duram mais.

LED

O LED, por exemplo, é o melhor tipo de lâmpada para clarear ambientes escuros.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

É possível encontrar as lâmpadas de LED comuns em três formatos principais: bulbo, tubular e spot. Todas elas oferecem diferentes potências e temperaturas de cor.

O problema vem quando esta instalação não é feita corretamente e o interruptor está agindo no neutro. Neste caso, podem aparecer pequenas oscilações de corrente que são suficientes para fazer nossas lâmpadas LED acenderem, mesmo que parcialmente.

  • Philips 10W. Trata-se de uma lâmpada de construção leve e com um valor de venda bastante interessante: essa lâmpada chega a iluminar melhor do que outras que declaram uma potência maior na embalagem. ...
  • Ourolux 7W. ...
  • Ford 8W. ...
  • NKS 11W. ...
  • Avant 7W.

Para termos ideia, uma lâmpada incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W, que por sua vez equivale a uma LED de 9W.

A principal substituta desse tipo de lâmpada é a lâmpada de LED de potência 4,5W. Com isso, o consumo associado a cada lâmpada dessa é de: Consumo de energia de uma lâmpada LED = 4,5 x 5 x 30. Custo de uso de dez lâmpadas LED = 675W/H.

LED. Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista: 80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W ...

De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), as lâmpadas fluorescentes (brancas) economizam até 75% em relação às incandescentes (amarelas), devido ao modo como as duas funcionam e principalmente à quantidade de energia elétrica gasta para produzir uma mesma quantidade de luminosidade.

Lâmpada Led Philips 16W Branco Frio 1521Lm Equivale 100W.