Qual a diferença entre firewall e VPN?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A VPN fica conectada a ele; uma vez que o firewall compara as informações enviadas e recebidas com as configurações de segurança definidas pelo administrador, autorizando ou bloqueando os pacotes de dados. Por essa razão, quando pensamos em segurança e controle de acesso, é fundamental a presença do firewall.

Ele permite filtrar conteúdo, providenciar conexões anônimas, monitorar tráfego etc. VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) cria um túnel entre duas redes internas ou entre um dispositivo e outro através de uma rede pública proporcionando uma comunicação.

O firewall também é um servidor onde trafegam dados, porém a função primordial é controlar o que pode e o que não pode ser acessado por um usuário ou outro. Isso evita que conteúdos maliciosos possam trafegar na rede de dados.

Enquanto o firewall permite ou impede pacotes de rede com base nas definições de segurança, o proxy intermedeia as conexões para diversos fins como, anonimato, cache, filtro de navegação. O que o gestor deve ter em mente é que ambos contribuem para a segurança da informação corporativa.

Principais diferenças entre proxy e VPN
Em resumo, enquanto um proxy age como intermediário entre um dispositivo e um site ou serviço, a VPN cria uma conexão segura e criptografada entre um dispositivo e um servidor remoto para proteger a privacidade do usuário e a segurança dos dados.

O firewall do Windows bloqueia conexões de aplicativos com a Internet e portas para evitar problemas de segurança. Mas isso pode comprometer o funcionamento de jogos e alguns programas que precisam de portas específicas para se conectar a um servidor remoto.

A VPN impede que os administradores da rede ou cibercriminosos que também tenham acesso a ela leiam e roubem seus dados. Viajar. Uma VPN permite que você receba seu conteúdo local como de costume, mesmo quando você estiver viajando para um país diferente. Usar serviços de streaming.

3 tipos básicos de firewall disponíveis de maneira comercial, sendo eles:

  • Filtragem de pacotes (packet filtering);
  • Firewall de aplicação (proxy services);
  • Inspeção de estados (stateful inspection).

Principais tipos de Firewall Corporativo

  • Firewall Linux. O Firewall Linux é um programa de proteção mais básico e apresenta um baixo custo de aquisição. ...
  • Unified Threat Management (UTM) ...
  • Next Generation Firewall (NGFW)

VPNs funcionam no nível do sistema operacional e redirecionam todo o seu tráfego através de um servidor VPN, enquanto proxies funcionam no nível de aplicativo e só redirecionam o tráfego de um app ou navegador específico.

Um firewall é um sistema de segurança de rede de computadores que restringe o tráfego da Internet para, de ou em uma rede privada. Esse software ou unidade de hardware-software dedicada funciona bloqueando ou permitindo pacotes de dados seletivamente.

Usos de um Servidor Proxy
Como ele oculta o endereço de IP e a localização, pode evitar roubos de informações e identidade. Ligado a isso, está o seu uso para mascarar a localização de um usuário que busca acessar um conteúdo bloqueado.

Surfshark: VPN com o melhor custo-benefício. ExpressVPN: melhor VPN quando dinheiro não é um problema. CyberGhost: VPN com a melhor garantia de devolução do dinheiro. Private Internet Access: ótima VPN com a maior rede de servidores.