Qual a diferença entre desculpa e Desculpe?

Perguntado por: lneves7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Dizemos desculpa, quando tratamos a pessoa por tu; dizemos desculpe, quando não a tratamos por tu. Dois exemplos: Tu tens razão, mas desculpa, que eu não sabia disso. Você/O senhor/O meu caro amigo, etc., tem razão, mas desculpe, que eu não sabia disso.

Saiba que podemos utilizar as duas expressões: desculpe e desculpe-me, basta que usemos uma preposição na última delas. Descubra como isso se dá! Acreditamos que pedir desculpas faz parte de sua rotina, pois se enquadra dentre aquelas palavrinhas mágicas que devemos fazer uso constantemente.

A forma “desculpe” representa o imperativo afirmativo referente à terceira pessoa (você); e a forma “desculpa” faz referência à segunda pessoa (tu), também do mesmo tempo (imperativo).

Significado de Desculpe
Desculpe vem do verbo desculpar. O mesmo que: perdoe, absolva.

Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa". As palavras que devem ser usadas variam de acordo com a situação e a proximidade com a pessoa com quem você pretende se desculpar.

Tente dizer algo como:

  1. “Agradeço pelo seu pedido de desculpas.”
  2. “Obrigado por dizer isso.”
  3. “O que você fez me magoou muito, mas significa bastante ler este pedido de desculpa. Obrigado.”

De modo geral, é assim que saberemos quando usar me ou mim: O “me” está sempre acompanhado de um verbo e essa é a principal característica que o diferencia do “mim”. Já o “mim” está sempre acompanhado de uma preposição em vez de um verbo, aparecendo ao final das frases.

Sinônimo de desculpa

  1. Perdão: 1 indulto, indulgência, perdão, absolvição, vênia, clemência.
  2. Arrependimento: 2 contrição, arrependimento, lamentação, pesar.
  3. Justificativa: 3 justificativa, escusa, justificação, motivo, razão.
  4. Falsos motivos: 4 pretexto, evasiva, rodeios, subterfúgio.

Quando a pessoa pede desculpa, o significado original é claro se prestarmos atenção: ela considera que fez algo culpável, e pede que a outra a livre disso, des-culpando. Uma resposta adequada é “não há de quê”, caso ela não tenha de fato feito algo assim culpável, pois nem sequer há de que tirar a culpa dessa pessoa.

5 Dicas de Como Pedir Desculpas

  1. Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras! ...
  2. Peça desculpas pelo que realmente ocorreu. ...
  3. Avalie o modo de apresentar as desculpas. ...
  4. Comunique o seu arrependimento. ...
  5. Seja verdadeiro ao se desculpar.

Em casos de demora, a saída pode ser substituir “desculpe o atraso” por “obrigado pela paciência [em me esperar]”. Se for em uma situação de estresse, troque o “sinto muito, você está estressado” por “notei que você está atarefado. Posso ajudá-lo? Precisa de uma pausa?”.