Qual a diferença entre customização e upcycling?

Perguntado por: hribeiro2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Enquanto a customização dava uma vida nova a uma peça antiga, o upcycling faz com que essa peça antiga tenha uma nova utilização. Através desse processo a peça pode ter um ciclo de vida muito maior, e isso gera menos lixo para o planeta, uma questão muito importante para qualquer marca/loja.

O que é upcycling
A técnica do upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original.

“O upcycling traz um novo conceito e um novo propósito para materiais que serão descartados, agregando valor com criatividade. Não tem a ver com a reciclagem de materiais, pois a reciclagem muitas vezes envolve conversões de materiais em produtos de menor qualidade.

Ao contrário da reciclagem, que baseia-se na criação de um novo ciclo para um produto que chegou ao fim de sua vida útil, o upcycle valoriza o próprio ciclo do produto. Ou seja, o upcycle faz o uso do produto já existente, sem precisar passar por nenhum processo industrial para modificá-lo.

As etapas do processo de Upcycling
Os primeiros passos são: a escolha da peça que será reaproveitada; a higienização; a projeção do que se quer fazer; e a organização dos materiais que serão utilizados.

Um exemplo é a reciclagem do papel de boa qualidade, para escrita. Ele não pode ser transformado com a mesma qualidade, então vai ser downcycled em papéis para fotocópia, papel cartão, e papel higiênico. O upcycling é reutilizar materiais para formar algo novo, sem destruí-los. É ajudar a manter os materiais em uso.

Resumidamente, o upcycling é um método que transforma os resíduos gerados pelas empresas em novos materiais. Desse modo, as organizações tendem a reduzir o desperdício, produzir menos lixo e, consequentemente, ajudar ativamente na preservação do meio ambiente, como pontuamos.

O termo upcycling foi utilizado pela primeira vez por volta de 1994 pelo ambientalista alemão Reine Pilz. Após 8 anos, o autor de Cradle to Cradle William McDonough reutilizou o termo, o que o popularizou.

Quais são os tipos de reciclagem?

  • Reciclagem mecânica.
  • Reciclagem energética.
  • Reciclagem química.
  • → Coleta seletiva.

Uma das soluções é o upcycling. Conhecido também como “reutilização criativa”, é um processo transforma resíduos alimentares em novos produtos, evitando o desperdício e criando oportunidades de negócios rentáveis e sustentáveis.

Na moda, reduzir a produção significa dar mais atenção a cada peça da produção, primando pela sua qualidade e duração, já a reutilização pode ser feita na matéria-prima utilizada de coleções passadas e até em peças antigas que podem ser remodeladas e o reciclar se refere aos resíduos que a indústria da moda produz em ...

O termo upcycling surgiu na década de 1990 com o ambientalista alemão Reine Pilz e anos mais tarde, em 2002, foi disseminado por William McDonough e Michael Braungart no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things.

FARM – (upcycling) – Projeto envolvendo várias marcas e o projeto Re-Roupa. Aproveita roupas com pequenos defeitos de coleções anteriores e cria novas peças.

O que significa os 3 R's da Sustentabilidade
Reduzir o consumo ao máximo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.

Tipos de descarte de lixo praticados no Brasil

  • Lixão. O lixão consiste em um local em que os resíduos sólidos são simplesmente descarregados no solo, sem que haja nenhum cuidado com o meio ambiente ou com a saúde da população. ...
  • Aterro sanitário. ...
  • Incineração.

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.