Qual a diferença entre contração de treinamento e contração de parto?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Além da sensação já mencionada, semelhante à uma cólica e a barriga um pouco endurecida, a principal diferença entre uma contração de treinamento e a contração do trabalho de parto é o intervalo entre elas. As de treinamento são irregulares e imprevisíveis, são de curta duração e não aumentam com o passar do tempo.

Uma boa forma de verificar é marcar o tempo das contrações. As contrações de treinamento são fracas e não ficam mais fortes ou, se começam fortes, vão ficando mais fracas. No entanto, conforme chega a data prevista do parto, contrações de Braxton-Hicks mais fortes e mais frequentes podem ocorrer.

As contrações de treinamento costumam ser indolores e, muitas vezes, imperceptíveis. Já as do parto são caracterizadas por ondas de dor que vêm em intervalos de três a cinco minutos. Contrações a cada três minutos que se repetem por mais de uma hora indicam que o trabalho de parto engrenou.

Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente, as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, usualmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.

Também conhecida como Braxton Hicks, em homenagem ao médico que a descobriu, essa contração é mais leve e funciona como uma preparação do corpo para o parto. Em geral, ela pode ser notada a partir do segundo trimestre, mas isso varia de mulher para mulher.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

Aqui, um aplicativo de contagem de contrações pode auxiliar muito. O melhor momento de ir para o hospital é quando as contrações estão de 3 em 3 minutos, com duração de 40 a 50 segundos cada contração.

Mas se você está com menos de 37 semanas de gravidez e a contração for acompanhada por sangue ou uma secreção vaginal parecida com sangue, fale com seu médico imediatamente ou vá até um hospital. Isso pode ser sinal de um rompimento prematuro da bolsa.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.