Qual a diferença entre caridade e voluntariado?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Segundo São Tomás de Aquino, a caridade é a mais excelente e bela das virtudes, pois demonstra a amizade entre os homens e deles com Deus. O voluntariado é uma ótima maneira de fazer o bem, ser solidário e ainda conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e fortalecer laços com a comunidade.

O assistencialismo está muito ligado a doação material. O voluntariado é uma forma de doação de capacidade intelectual, de trabalho, de tempo. Essa questão é mais colocada como um exercício de cidadania. O voluntário está preocupado em melhorar a qualidade de vida das pessoas e com mudanças na sociedade.

Esse ditado popular tem como base a natureza da relação desenvolvida entre as partes, aonde um apoia o outro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do indivíduo mais necessitado. Entretanto, a caridade é o ato de mover-se por compaixão pelo pesar do próximo e ajudá-lo com bens para que ele se sinta melhor.

Para definir de forma simples, podemos dizer que o voluntariado é uma relação humana que consiste no exercício de um trabalho não remunerado, realizado com o objetivo de colaborar com a comunidade, e com as pessoas que a compõem.

Filantropia e caridade têm muito em comum, mas não são exatamente a mesma coisa. Enquanto a caridade está muito conectada às religiões, principalmente ao cristianismo, relacionada à ideia de “fazer o bem”, a filantropia tem uma visão social.

Os 3 tipos de trabalho voluntário mais comuns

  • #1. Animais e Meio Ambiente. Um dos trabalhos voluntários mais comuns está associado ao cuidado com a natureza – que engloba iniciativas ligadas aos animais e ao meio ambiente. ...
  • #2. Cultura e Educação. ...
  • #3. Esportes. ...
  • #1. Turismo Social. ...
  • #2. Trabalho voluntário à distância.

Importância do trabalho voluntário: entenda
Eles podem adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas e gerar um impacto positivo em sua comunidade. Além disso, o trabalho voluntário frequentemente leva à satisfação pessoal e a um senso de realização.

A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos.. É a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. De acordo com o portal Religião em Liberdade, A caridade é um princípio cristão construído há séculos e que se mantém até os dias de hoje.

A caridade pode ser entendida como o ato de ajudar ao próximo. E não somente ajudar por meio de doações ou objetos, mas ajudar com carinho e amor. Ajudar ao próximo a progredir em suas vidas e, dessa forma, desenvolver a sociedade como um todo.

Caridade é sinônimo de amor e seu principal objetivo implica em ajudar sem esperar nada em troca.

Seguem abaixo alguns exemplos.

  1. Asilos de pessoas idosas. ...
  2. Hospitais. ...
  3. Abrigos de animais. ...
  4. Ajuda a pessoas e famílias necessitadas. ...
  5. Abrigos de crianças e adolescentes. ...
  6. Serviço de bombeiro. ...
  7. Apoio emocional e prevenção de suicídio. ...
  8. Projetos sociais.

Ações Criativas de Voluntariado

  1. Como sair do lugar comum e inovar em suas ações. ...
  2. 1- Inversão Da Lógica E Quebra Da Hierarquia. ...
  3. 2 - Conectando Diferentes Causas. ...
  4. 3 - Atendendo A Um Novo Público. ...
  5. 4 - Intervenções Em Locais Públicos. ...
  6. 5 - Ajudando De Um Jeito Diferente.

Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social: Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, os recursos e as competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

Por definição, uma entidade filantrópica é uma instituição beneficente (pessoa jurídica) que presta assistência social, voltada principalmente à população mais carente e que não tenha como finalidade a obtenção de lucro.