Qual a diferença entre a prova d'água e resistente à água?

Perguntado por: tluz9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

A diferença entre o relógio à prova d'água e resistente à água está baseada no período de tempo e na pressão de líquido que a caixa do aparelho consegue suportar. Muitas vezes os termos são usados como sinônimos, por isso, fique atento à quantidade de atmosferas ou ATM que o item é capaz resistir.

A resistência à água é uma forma de proteção contra a umidade e a penetração da água. Um dispositivo resistente à água pode suportar pingos de chuva ou respingos de água e até mesmo uma queda ocasional na pia. Os níveis de resistência à água, no entanto, variam.

Esses smartphones resistem apenas a respingos de água acidentais. Então, nada de mergulhar com o telefone na piscina, ok? Curte os smartphones Android?

Um relógio resistente à água é recomendado para quem não vai deixar o relógio em contato com a água continuamente. Sua resistência é apenas em caso de chuva e respingos ao lavar as mãos, por exemplo.

- 3 ATM/30 metros (resistentes à água) Os relógios com estas características são resistentes ao contato acidental com àgua (salpicos, chuva, tarefas domésticas...) - 5 ATM/50 metros (impermeáveis) Adequados para banho ou natação se não existir grandes alterações de temperatura.

Você deve notar que a sigla IP é sempre acompanhada de outros dois números. O primeiro algarismo indica a resistência do celular à poeira e vai de 1 a 6. Já o segundo algarismo indica a resistência do aparelho à água e pode ir de 1 a 8 – quanto maior estes números, mais resistente será o aparelho.

IP68: significa que o aparelho é protegido contra poeira e resistente a um mergulho na água de forma contínua, em geral, até 3 metros de profundidade; IPX7: significa que o aparelho é resistente a um mergulho de um metro de profundidade na água por até 30 minutos.

A certificação IP do seu celular e o que ela significa
A certificação IP determina o grau de proteção do celular. O indicador é sempre acompanhado por dois números, como IP67, IP68 e afins. O primeiro está relacionado à resistência à poeira; o segundo, à resistência à água.

Os relógios de pulso vêm com inscrições que indicam o quanto eles suportam de pressão na água em ATM (unidade de pressão atmosférica). Quanto mais ATMs, mais fundo ele pode ir. Um relógio resistente à água é recomendado para quem não vai deixar o relógio em contato com a água continuamente.

Os 4 melhores relógios à prova d'água para 2023

  • Montblanc 1858 Iced Sea Automatic Date (Andrey Jakatanvisky/Divulgação)
  • Panerai Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa: homenagem à equipe de vela (Panerai/Divulgação)
  • TAG Heuer Aquaracer Professional 300 GMT. ( Tag Heuer/Divulgação)
  • iPhone 14 Plus. ( Apple/Reprodução)

É impossível falar de relógios à prova d'água sem mencionar a linha Master of G – Mar FROGMAN, sinônimo de resistência em qualquer situação, seja na água, na terra ou no ar.

ATM significa unidade de pressão atmosférica. Ou seja, quanto mais ATMs, mais fundo ele pode ir. Os ATMs são classificados da seguinte forma: - 3 ATM/30 metros (resistentes à água) Os relógios com estas características são resistentes ao contato acidental com àgua (salpicos, chuva, tarefas domésticas...)

30 metros/3 ATM/3 BAR
Resistente a pequenas quantidades de água, como quando lava as mãos.

Por exemplo, se estiver a 30m de profundidade, estará a 3 ATM. Um relógio classificado como Water Resistant é indicado para usar no dia-a-dia, pois a sua proteção é apenas para chuva ou salpicos ao lavar as mãos.

A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação e os cientistas empregam uma variedade de processos para alterar essa resistência posteriormente. Estes processos incluem encruamento (deformação a frio), adição de elementos químicos, tratamento térmico e alteração do tamanho dos grãos.