Qual a diferença do iPhone nacional para o importado?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Em resumo, a principal diferença entre um iPhone nacional e um importado no contexto do sistema operacional Android é que o iPhone utiliza o iOS, enquanto os dispositivos Android são fabricados por várias marcas e utilizam o sistema operacional Android, que pode ter variações de acordo com cada fabricante.

Como identificar um iPhone fabricado no Brasil
A maneira mais óbvia é olhar na caixa do aparelho. Se na etiqueta do lacre estiver escrito “Assembled in Brazil“, então é porque ele foi fabricado no Brasil.

A montagem do iPhone 14 agora está sendo feita no Brasil. Essa informação vem do portal MacMagazine, que recebeu de um leitor uma foto que mostra a embalagem do aparelho com a frase "Assembled in Brazil".

Para te ajudar a confirmar se um iPhone é original, você pode conferir a tela, isso graças a funcionalidade 'display retina' com tecnologia 3D Touch que não é facilmente reproduzida em aparelhos falsos. Além disso, normalmente iPhones não originais contam com câmeras de resolução mais baixa e lentas na hora do clique.

O produto internacional vem direto de outro país para o Brasil, enquanto o produto importado tem origem em outro país mas pode ter sido nacionalizado.

A empresa de Cupertino não revelou onde que os iPhones 14 estão sendo fabricados. Entretanto, acredita-se que os dispositivos estejam sendo produzidos na fábrica da Foxconn em Jundiaí, São Paulo. Versões anteriores do aparelho já foram fabricadas no país justamente nesta fábrica.

Ou seja, os novos iPhones 14 funcionam em qualquer país, desde que exista suporte para o eSIM, como há no Brasil. Se você estiver preocupado com a compatibilidade de bandas de rede móvel da versão americana dos novos smartphones da Apple, fique tranquilo.

Consultar o histórico de peças e serviços do dispositivo
No iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para ver o histórico de peças e serviços do iPhone.

Se a primeira letra for "M" ou "P", o iPhone é um modelo original de varejo. Já se a primeira letra for "N", o aparelho foi recondicionado pela Apple. Se o modelo começar com "F", o iPhone foi recondicionado pela operadora ou por terceiros.

Toda mercadoria estrangeira que entra no Brasil para a comercialização passa pela aplicação de impostos, que acabam influenciando no valor final. No caso do iPhone não é diferente e o produto tem incidência de diversos impostos de importação.

Apesar da aparência quase idêntica, o iPhone falso não mantém o mesmo desempenho do original. Além disso, esses aparelhos são fabricados com peças, câmeras, processador e software diferentes, para que fiquem mais baratos. Muitos ainda são vendidos sem nota fiscal e acessórios genéricos.

N: Aparelho de substituição.