Como saber se o iPhone e de vitrine?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

A primeira letra do nome do modelo dirá qual o estado do iPhone: Se a primeira letra for "M" ou "P", o iPhone é um modelo original de varejo. Já se a primeira letra for "N", o aparelho foi recondicionado pela Apple. Se o modelo começar com "F", o iPhone foi recondicionado pela operadora ou por terceiros.

Caso não encontre um celular com a etiqueta, você pode perguntar ao vendedor se algum aparelho do mostruário está a venda. Nem todos os estabelecimentos informam ao cliente sobre essa opção.

O que observar ao comprar um iPhone usado?

  1. Estado de conservação. A primeira dica, é claro, tem a ver com o estado de conservação do aparelho. ...
  2. Saúde da bateria. Não deixe de avaliar a saúde da bateria do iPhone. ...
  3. Modelo do aparelho. ...
  4. Vinculação ao iCloud. ...
  5. Reputação da loja.

Uma dica é ver se a caixa está lacrada e os acessórios também. Caso a pessoa venda como novo e diz ter se arrependido da compra, você pode solicitar a nota fiscal e olhar a data, ou então ver se o aparelho conta com as películas protetoras que vêm de fábrica e se a caixa conta com todos os itens lacrados.

O dono do iPhone deve acessar checkcoverage.apple.com/br/pt/ e informar o código de sério visto no menu de Ajustes. O sistema identifica a versão do aparelho e ainda diz se o celular ainda está na garantia. Caso o smartphone apareça nesse website oficial da Apple, o aparelho que você tem em mãos é original.

Os celulares de vitrine são novos e nunca foram usados, enquanto os celulares semi-novos já foram usados e, geralmente, reparados antes de serem revendidos. Além disso, os celulares de vitrine geralmente têm preços mais altos do que os celulares semi-novos.

Saiba como verificar se um produto é Apple é original

  1. Acesse as configurações. ...
  2. Selecione o botão correto. ...
  3. Procure por informações específicas. ...
  4. Copie o código correto. ...
  5. Faça uma pesquisa no Google. ...
  6. Digite as informações solicitadas. ...
  7. Confirme a autenticidade do aparelho consultado.

O aparelho não é usado, mas normalmente fica disponível em vitrines e mostruários, e pode ser testado por quem planeja comprar um aparelho. Na maioria dos casos, o iPhone de vitrine não tem marcas de uso ou problemas gerais, o maior desgaste fica na bateria que pode ter sua saúde diminuída pelo uso contínuo na vitrine.

Já um iPhone recondicionado (ou remanufaturado) é aquele que foi totalmente desmontado, limpo, bateria e peças defeituosas trocadas e tudo passou por um rígido controle de qualidade, para atestar que ele funciona como um iPhone recém fabricado. Ele inclusive tem a sua garantia zerada, valendo por um ano após a compra.

Apple divulga ciclo de vida de seus gadgets , e para a empresa iPhones e Apple Watches vivem em média três anos; já seu Mac dura quatro anos. Você já parou para pensar em quanto tempo seu gadget em média deveria durar antes de morrer?

No iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para ver o histórico de peças e serviços do iPhone.

Enquanto o primeiro é um modelo que passou por algum reparo (como troca de tela ou bateria, por exemplo), o de vitrine foi utilizado apenas como modelo na loja e necessariamente deve vir acompanhado de garantia.