Qual a diferença entre a física clássica e física quântica?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A física clássica nos dá dados “concretos”, a física quântica envolve probabilidades, como por exemplo no princípio da incerteza, onde um elétron pode ser uma minúscula bola dura e rígida que se choca mas também pode ser uma onda eletromagnética (dualidade onda partícula).

Na Mecânica Clássica, as posições e as velocidades de um móvel são extremamente bem definidas, mas, em Quântica, se as coordenadas de um elétron são conhecidas, a determinação de sua velocidade é impossível. Caso a velocidade seja conhecida, torna-se impossível a determinação da posição do elétron.

A física quântica (também chamada de teoria quântica ou mecânica quântica) é um ramo da física que permite uma descrição do comportamento e interação da matéria e da energia à escala das partículas subatômicas, fótons e certos materiais a temperaturas muito baixas.

Ela é dividida em duas grandes áreas: Física Clássica e Física Moderna. A Física Clássica investiga os estudos formulados da Grécia Antiga até antes do século XX. A Física Moderna investiga os estudos formulados a partir do século XX até os dias atuais.

A física moderna nos leva ao encontro do Espírito e de Deus. A física quântica pode constituir uma ponte entre a ciência e o mundo espiritual, pois, segundo ela, pode-se “reduzir” a matéria, de forma subjetiva e no domínio do abstrato, até à consciência – causa da “intelectualidade” da matéria.

A Física Quântica tem aplicações na construção de lasers, datação de carbono, dispositivos de armazenamento de dados de computadores e celulares e toda forma de dispositivo que envolve chips.

No Brasil, não existe nenhum curso de ensino superior (graduação) voltado especificamente para física-quântica.

Max Planck

O físico teórico alemão Max Planck é considerado o pai da física quântica. Ele conquistou esse posto ao resolver o problema da radiação do corpo negro, explicando que a irradiação do calor ocorre não em um fluxo constante, mas em pequenas porções de energia chamadas quanta.

A medicina quântica usa as pesquisas da física quântica para comprovar que o corpo humano é controlado por energia, além disso, essa área da medicina consegue conduzir a energia humana para tratar e prevenir doenças. Tudo o que existe é feito de átomos e tudo na física quântica é baseado em subpartículas atômicas.

Quântico é um adjectivo que se utiliza no campo da física. O conceito refere-se ao que diz respeito a uns certos saltos da energia ao emitir ou absorver radiação, que se conhecem como quantos. A física quântica, por conseguinte, está vinculada às teorias que se baseiam nestas propriedades.

As descobertas da Física também são classificadas por períodos: Física Clássica, abrangendo as teorias de mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo; e Física Moderna, com os conceitos da Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e da física experimental.

Tradicionalmente, a física, também denominada de física clássica, foi dividida nas seguintes áreas: termodinâmica (estudo de tudo o que diz respeito ao calor); acústica (estudo do som); eletrodinâmica (estudo da eletricidade); mecânica (estudo do movimento); ótica (estudo da luz) e magnetismo (estudo das interações do ...

A Física é dividida em 7 grandes áreas, pelas quais tomaremos contato durante os próximos posts.

  • Mecânica. Área da Física responsável por investigar as situações de equilíbrio (ou não) e suas consequências. ...
  • Termologia. ...
  • Óptica. ...
  • Ondulatória. ...
  • Eletricidade. ...
  • Eletromagnetismo. ...
  • Física Moderna. ...
  • Quadro resumo.

A física quântica, portanto, não é uma ameaça ao Cristianismo. Pelo contrário, ela até mostra que a ciência é incapaz de entender toda a relação causal que existe na realidade, embora não ataque a causalidade, o que abre margem ao entendimento de alguns conceitos cristãos.

Um dos exemplos desse charlatanismo é a corrente que prega que, apenas com a força do pensamento, você pode mover um objeto, sem necessidade de contatos físicos. A crença que o pensamento humano pode afetar a realidade física tem sido associada a fenômenos quânticos, confundindo as pessoas.