Qual a diferença de refinanciamento e portabilidade?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como você já sabe, no refinanciamento, o empréstimo é mantido no mesmo banco. Isto é: troca um contrato de empréstimo antigo por um novo, na mesma instituição financeira, porém com novos prazos, valores e taxa de juros. Já na portabilidade, ocorre a troca de instituição financeira.

A portabilidade em si é apenas a mudança de banco e é direito do cliente mudar de instituição financeira quando quiser. Todavia, o que faz a portabilidade valer a pena em termos de receber novos valores, é o refinanciamento com melhores condições.

Refinanciamento ou Refin:
O refinanciamento de empréstimo consignado ou refinanciamento da portabilidade são utilizados para diminuir o valor das parcelas e gerar um outro valor para a pessoa que solicitou, ou seja, o famoso “troco”.

Uma das maiores diferenças entre a portabilidade e refinanciamento é que, na portabilidade, o contrato pode ir para outro banco, e no refinanciamento, o contrato muda de condições, mas dentro do mesmo banco.

O que é refinanciamento? O refinanciamento nada mais é do que trocar um contrato de empréstimo antigo por um novo na mesma instituição financeira, sendo possível fazer alterações no prazo e valores contratados. O refinanciamento pode ser a solução ideal para acabar com o mau endividamento.

Com a portabilidade, além de poder reduzir a parcela do empréstimo consignado, também é possível conseguir dinheiro na conta. Isto porque, ao refinanciar seu empréstimo na portabilidade você recebe um troco em dinheiro na sua conta para utilizar como quiser.

Vantagens do refinanciamento de empréstimo consignado
Caso o titular esteja procurando alternativas para organizar melhor as suas finanças, pode estender o prazo de pagamento e ter mensalidades mais baratas, o que permite administrar melhor sua renda ou benefício do INSS.

Há casos de falsa portabilidade de conta salário em que a vítima só fica sabendo do golpe quando o dinheiro não cai no mês ou saiu da conta. Há outras situações nas quais, além do dano financeiro do falso empréstimo, os criminosos contraem outras dívidas e até abrem conta no nome da vítima.

Como funciona a portabilidade de salário? A portabilidade de salário funciona da mesma forma que uma TED: o dinheiro sai de uma conta e vai para outra, de forma imediata. Com ela, a conta salário continua existindo, mas os depósitos de salário são enviados automaticamente para a conta de destino.

A portabilidade de consignado na meutudo pode ser feita a partir de zero parcelas pagas. Ou seja, caso você não tenha efetuado ainda o pagamento da primeira parcela e deseja transferir o seu contrato, com a gente você pode!

meutudo

O melhor banco para fazer a portabilidade de consignado é aquele que oferece as melhores vantagens e não somente a taxa de juros mais baixa, portanto, a meutudo é a melhor opção!

No caso em que houver dívida na conta, o banco não pode fazer nenhum desconto sem a autorização do consumidor antes de concluir a portabilidade. Para facilitar, o consumidor pode explicar o motivo de ainda não ter quitado a dívida e tentar entrar em um acordo para pagar o débito nos meses seguintes.

A portabilidade de crédito serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a da concorrência.

Atualmente, a maioria dos bancos já atende a esse tipo de operação e têm convênio com o INSS e SIAPE. Em algumas instituições é possível refinanciar mais de um contrato, ao mesmo tempo, em um novo contrato. O prazo médio para conclusão da transação é de 7-10 dias úteis.

A portabilidade do consignado é um direito dos consumidores. Essa modalidade de crédito possibilita realizar a transferência do contrato de empréstimo consignado acordado para outra instituição financeira, com melhores condições e taxas de pagamento.