Como funciona o refinanciamento de crédito?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O que é refinanciamento? O refinanciamento nada mais é do que trocar um contrato de empréstimo antigo por um novo na mesma instituição financeira, sendo possível fazer alterações no prazo e valores contratados. O refinanciamento pode ser a solução ideal para acabar com o mau endividamento.

Para refinanciar o contrato, é preciso estar com parte das parcelas pagas. Apesar de não existir uma regra clara, o mercado pede em média entre 15% a 30% das parcelas quitadas. Entretanto, cada instituição financeira também pode ter regras específicas, a depender de sua política de crédito interna.

Como funciona a renovação de consignado? O principal requisito para que o cliente possa solicitar o refinanciamento de empréstimo consignado é já ter quitado de 15% a 30% do valor da dívida. Para quem deseja obter mais dinheiro, também deve ficar atento à margem consignada que já está sendo usada.

Você precisa de dinheiro, mas não tem mais margem consignável: Se você não tem mais margem consignável, o refinanciamento fará que o valor que já foi pago volte como margem consignável, fazendo com que mais dinheiro seja liberado para você.

Para que você consiga refinanciar seu empréstimo consignado basta ter quitado entre 15% e 30% da dívida. O número de parcelas, porém, depende diretamente da negociação que você fez no momento da contratação do seu empréstimo.

O cliente precisa ter um carro em seu nome, de preferência quitado, e estar com a documentação regularizada. Caso haja um financiamento aberto, ou até pendências como IPVA atrasado, parte do valor solicitado será destinado ao pagamento das dívidas e o restante é encaminhado para a conta do solicitante.

O refinanciamento de crédito é uma operação um pouco mais complexa que a solicitação de um empréstimo consignado. Como no refinanciamento você irá alterar as condições do contrato como prazo, valores e até recebimento de troco, a operação completa deve demorar em torno de 7 a 10 dias úteis.

A grande vantagem do refinanciamento é o acesso a taxas mais baixas. Como se trata de uma operação que envolve uma garantia de pagamento, o risco de inadimplência à instituição financeira é menor. Por consequência, ela passa a oferecer condições mais interessantes. *Fontes: Banco Central e Creditas (abril/2020).

Uma das maiores diferenças entre a portabilidade e refinanciamento é que, na portabilidade, o contrato pode ir para outro banco, e no refinanciamento, o contrato muda de condições, mas dentro do mesmo banco.

Realizamos o refinanciamento do seu empréstimo consignado nos principais bancos:

  • Banco Bradesco. Código da Loja: 4966.
  • Banco Daycoval. Código da Loja: 005615.
  • Banco Itaú Consignado. Código da Loja: 1873.
  • Banco Santander. 54397.

Vantagens do refinanciamento de empréstimo consignado
Caso o titular esteja procurando alternativas para organizar melhor as suas finanças, pode estender o prazo de pagamento e ter mensalidades mais baratas, o que permite administrar melhor sua renda ou benefício do INSS.