Qual a diferença de misoginia e machismo?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O machismo se refere a uma ideologia que promove a superioridade masculina, enquanto a misoginia é uma atitude de ódio específica em relação às mulheres. Enquanto o machismo pode afetar homens e mulheres, a misoginia é uma forma de discriminação que afeta apenas as mulheres.

Misoginia é uma palavra que tem por definição o ódio às mulheres. A origem desse termo é grega e vem dos vocábulos miseó, que significa "ódio", e gyné, que tem como tradução "mulher". Esse conceito abarca os sentimentos de desprezo, preconceito, repulsa e aversão às mulheres e ao que remete ao feminino.

Resumidamente, podemos definir o Machismo como um preconceito, expressado por opiniões e atitudes que são opostos à IGUALDADE DE DIREITOS ENTRE HOMEM E MULHER, cuja inclinação é o favorecimento do homem em detrimento a mulher.

O termo misoginia é utilizado para se referir a expressões e comportamentos que sinalizam desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres.

Um indivíduo que pratica a misoginia é considerado misógino. O antônimo de misoginia é conhecido por filoginia, que é o amor, afeto, apreço e respeito pelo sexo feminino.

Misandria é a repulsa, desprezo ou ódio contra o sexo masculino. Esta é uma forma de aversão patológica aos homens, enquanto gênero sexual, sendo considerada o oposto da misoginia, que é o sentimento de repulsa e ódio pelo sexo feminino.

“Sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.

Tipos de machismo

  • Manterrupting. A palavra é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção) Em tradução livre, manterrupting significa “homens que interrompem”. ...
  • Bropriating. ...
  • Mansplaining. ...
  • Gaslighting.

As atitudes machistas mais flagrantes são claras para nós. Aquelas que, de forma manifesta e constante, colocaram a mulher em uma posição inferior ao homem em contextos sociais, econômicos, jurídicos e familiares. Aquelas que consideram que o homem e a mulher nascem com objetivos e ambições diferentes na vida.

O sexismo é uma maneira de discriminar alguém pelo sexo ou gênero. Portanto, não somente homens cometem o sexismo. Muitas vezes, mulheres acabam sendo sexistas sem perceber, por exemplo: “azul é cor de menino e rosa de menina”; “essa profissão é para homem”, “mulheres precisam ser delicadas” e por aí vai.

A misoginia pode ser considerada um tipo de sexismo que se mostra como uma aversão às mulheres, recheado de preconceito, desdenho, e hostilidade direcionadas ao sexo feminino.