Como é o machismo no trabalho?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

O assédio moral e sexual consistem nas situações mais facilmente identificadas de abuso no trabalho, mas há diversos tipos de práticas machistas. Um exemplo frequente é a atribuição de tarefas e incumbências diversas à atividade profissional a mulheres, como se sua função fosse assessorar ou assistir a colegas homens.

7 indícios de machismo estrutural no mundo corporativo

  1. No momento da fala. ...
  2. Na hora do cafezinho. ...
  3. Na escolha da profissão. ...
  4. Na gravidez. ...
  5. Em uma decisão estratégica. ...
  6. Em situações de assédio moral. ...
  7. Em situações de assédio sexual. ...
  8. Não tenha dúvida de que essas e outras situações incomodam as mulheres.

O termo “machismo” no dicionário corresponde ao “comportamento que rejeita a igualdade de condições sociais e direitos entre homens e mulheres”. No entanto, na prática, as suas consequências não podem ser expressas em palavras e também são representadas pelo machismo no trabalho.

O machismo estrutural existe e mina oportunidades, gera exaustão e ciclos de violência. No mercado de trabalho, um microcosmo da sociedade, as opressões se acumulam: mulheres negras têm suas carreiras afetadas também pelo racismo; as que se afirmam lésbicas ou bissexuais enfrentam também a lgbtfobia.

Há manifestação machista em diversos campos, principalmente as desigualdades de direitos entre homens e mulheres, seja nos altos índices de violência, assédio, estupro, objetificação da mulher, diferença salarial entre outros.

As atitudes machistas mais flagrantes são claras para nós. Aquelas que, de forma manifesta e constante, colocaram a mulher em uma posição inferior ao homem em contextos sociais, econômicos, jurídicos e familiares. Aquelas que consideram que o homem e a mulher nascem com objetivos e ambições diferentes na vida.

Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de alguém que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros, O machismo favorece e enaltece o sexo masculino sobre o feminino. Machista é o indivíduo que exerce o machismo.

Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

Tipos de machismo

  • Manterrupting. A palavra é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção) Em tradução livre, manterrupting significa “homens que interrompem”. ...
  • Bropriating. ...
  • Mansplaining. ...
  • Gaslighting.

As causas do machismo
Nesse sentido, ela detalha que “a ideia preconceituosa que percebe as mulheres como inferiores aos homens, o machismo, é reflexo de construções históricas, sociais e culturais”.

Um estudo concluiu que funcionários reagem pior a pedidos de trabalho extra feitos por chefes mulheres – e tendem a negá-los com mais frequência do que quando são feitos por homens.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos ...

A maior taxa de feminicídio ocorre no Espírito Santo, com 11,24 por 100 mil mulheres, seguido da Bahia com 9,08 por 100 mil. “Há uma naturalização da violência contra as mulheres.

Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão à mulher é centrada em uma visão sexista, que coloca a mulher em uma relação de subalternidade em relação ao homem. O desprezo ou ódio dirigido às mulheres está diretamente relacionado com a violência que é praticada contra a mulher.