Como escrever bem vindo em linguagem neutra?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Por exemplo: ao invés de usar “seja bem-vindo”, use “nossas boas-vindas” ou simplesmente “boas vindas”.

Use “Senhore” em vez de “Senhor”, Senhora” e “Senhorita”

Frase neutra – não existem expressões de destaque. Ex. O piloto ignorou as ordens da torre. Frase enfática – com expressões que destacam pessoa ou objecto.

Nestes, o agradecimento é expresso pelas formas neutras: obrigado(a) e muito obrigado(a). Porém, acredita-se que, ao enunciar um agradecimento em Português do Brasil, o falante enfatiza seu discurso utilizando para isso recursos linguísticos e paralinguísticos.

Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, 'amigues' substitui 'amigos', por exemplo. 'Brasileires' é usado no lugar de 'brasileiros' ou 'brasileiras'.

O termo "bem-vindes" está relacionado com a linguagem não-binária ou neutra, que é uma forma política de substituir palavras que determinam gênero, utilizando o "e" no lugar de "a" e "o".

Exemplos de uso: -Irmão / Irmã. —-> Irmane.

Os pronomes neutros são maneiras inclusivas de tratar pessoas que não se sentem pertencentes exclusivamente nem ao gênero masculino, nem ao feminino. Essas pessoas são chamadas não-binárias. Os pronomes neutros mais comuns são "elu" e "ile", que substituem os pronomes "ele" e "ela".

A forma prezadaspode ser [feminino plural de prezado] ou [feminino plural particípio passado de prezar] .

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases.

Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.

A linguagem neutra, também conhecida como linguagem não-binária, tem como objetivo evitar o uso dos gêneros tradicionalmente aceitos pela sociedade (masculino e feminino), de modo a tornar a comunicação mais inclusiva e menos sexista.

Agradeço por cada momento de afeto que você me dedica, pois é assim que nossos laços se fortalecem e o amor cresce ainda mais. A gratidão é um sentimento que aquece o coração e nos faz enxergar a beleza nas pequenas coisas. Por isso, não deixe de agradecer por cada gesto de atenção que você recebe em sua vida.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

A linguagem neutra é uma forma de se comunicar de maneira inclusiva, garantindo o respeito e igualdade para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero.

É a substituição dos artigos feminino e masculino por um “x”, “e” ou até pela “@” em alguns casos. Assim, “amigo” ou “amiga” virariam “amigue” ou “amigx”. As palavras “todos” ou “todas” seriam trocadas, da mesma forma, por “todes”, “todxs” ou “tod@s”.