Por que o arco-íris E o símbolo da comunidade LGBTQIA+?

Perguntado por: dmarques8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

A ideia era mostrar como pessoas de diferentes nações poderiam viver juntos, em harmonia. "O arco-íris é algo que desenhamos desde pequenos", conta Bartram. "Assim, todos nós sabemos do que se trata e podemos interpretá-la como quisermos. Por isso é que ela funciona tão bem".

O arco-íris é o símbolo do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) desde 1978. Foi nesse ano que o artista Gilbert Baker criou uma bandeira com 8 cores com o intuito de mostrar a necessidade de inclusão em meio à diversidade.

Você coloca uma bandeira de arco-íris no pára-brisa e está dizendo alguma coisa”, disse o artista em entrevista ao ABC7 News. Para ele, o arco-íris seria a melhor maneira de representar a diversidade dessa comunidade e todos os elementos presentes na vida de cada um.

Vale lembrar que a bandeira atual não é propriamente um arco-íris: o fenômeno óptico tem sete cores principais, enquanto a bandeira LGBTQIA+ mais utilizada possui apenas seis. Com o passar dos anos, a bandeira ganhou popularidade. Nos anos 1990, outros movimentos passaram a fazer bandeiras próprias.

bandeira do arco-íris

A bandeira do arco-íris tem sido usada como o único símbolo do orgulho LGBT+ e marco dos movimentos sociais LGBTs, embora hoje existam muitas outras bandeiras para reivindicar e nomear outras existências invisibilizadas inicialmente.

De um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.

Bandeira do Orgulho LGBTI+
O vermelho representa a vida; o laranja, a saúde; o amarelo, o sol; o verde, a natureza; o azul, a arte; e o roxo, o espírito.

Qual o significado do Arco-íris na Bíblia
Na Bíblia, é contado o episódio em que surgiu o primeiro arco-íris. Em Gênesis 9:16, Deus afirma que o arco-íris serve como lembrança de uma aliança feita por Deus com o homem, aliança que indicava que Deus não voltaria a enviar um dilúvio para destruir com a vida na Terra.

O arco-íris é um fenômeno óptico e metereológico que se forma quando a luz branca solar entra em contato com as gotas de água na superfície, sofrendo os fenômenos de reflexão e refração da luz, que ocasionam a dispersão da luz em todas as suas sete tonalidades: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta.

O que os seres humanos enxergam está dentro de um intervalo menor, chamado "luz visível". Mas a cor rosa não está presente neste espectro visível — ou seja, não há um comprimento de onda associado ao rosa. Ele não está no arco-íris. Por isso, dizemos que a cor rosa "não existe".

Essa versão caiu nas graças do movimento LGBTQIA , aparecendo em diversos eventos de orgulho pelo mundo. Em 2021, a designer ítalo-britânica Valentino Vecchietti incluiu o símbolo do orgulho intersexo, por ser a classificação com a qual se identifica.