Qual a diferença de flocão e cuscuz?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 7 votos

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

O flocão tem definição própria
Assim, diferente dos produtos que são obtidos pela moagem dos grãos, a farinha de milho flocada é o resultado da laminação de diferentes partes desses grãos, que em seguida passam por uma etapa de pré-cozimento.

Listas de Melhores Marcas de Flocão de Milho Não Transgênico para seu Cuscuz

  • Flocão Puro Milho Não Transgênico – Copirecê ...
  • Flocos de Milho Sem Glúten Não Transgênico 500g – Mano Velho. ...
  • Flocos De Milho Orgânico, Não Transgênico 500g – Mano Velho. ...
  • Flocão De Milho Natural Sem Glúten Não Transgênico 500g – Nova Canaã

A única diferença é que o primeiro é mais espesso e o segundo mais fino (e, portanto, absorve mais água na hora do cozimento). O flocão, por outro lado, passa por um processo de fabricação distinto. Nele, os grãos de milho precisam passar por uma etapa chamada degerminação.

O flocão de milho tem baixo teor de gordura e é fonte de carboidratos. As fibras presentes no alimento também são ótimas para a saúde do intestino e ajudam a diminuir os índices de colesterol ruim. Para completar, o flocão de milho também tem ferro, um mineral que fortalece o sistema imunológico e evita a anemia.

Benefícios do flocão de milho
Possui grande quantidade e variedade de nutrientes; É fonte de fibras, carboidratos e proteínas; Tem baixo teor de açúcar e de gordura e proporciona saciedade; Rico em vitaminas como A, B1 e B2, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Precisa hidratar o flocão? Hidratar a farinha ou o flocão é bastante importante para fazer com que seu cuscuz não fique quebradiço seco e, consequentemente, ruim de comer.

Saudável e saboroso
Do ponto de vista nutricional, o cuscuz de milho é um alimento fonte de carboidrato, pois contém uma quantidade maior desse nutriente, mas é ainda composto de proteína, fibras e uma quantidade pequena de gordura.

Por ser rico em fibras, promove a saciedade, melhora o ritmo intestinal e ajuda a controlar a glicemia. O cuscuz de milho é uma receita nordestina que conquistou o país. Quando preparado de forma adequada, pode ser um excelente aliado à dieta.

O que diz a nutricionista
O cuscuz é fonte de carboidrato, energético, fonte de minerais como cálcio, ferro, vitamina B6 e fibras. É um alimento de baixo custo, que combina com muitas preparações”, reforça. A preferência, ainda segundo a nutricionista, é ir acompanhado de frango, carne, ovos ou queijo.