Qual a diferença de alagamento e enchente?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Resumindo bastante, a enchente e a inundação são partes do ciclo de um rio e só representam risco se a área que naturalmente abrange foi ocupada pelos humanos, enquanto os alagamentos são acúmulos artificiais de água, não estando relacionados com corpos d'água naturais.

A enchente e a inundação são partes do ciclo de um rio e só representam um risco se a área que ele naturalmente abrange foi ocupada pelos humanos. Já os alagamentos representam um acúmulo de água artificial, eles não estão relacionados com corpos d'água naturais.

Por fim, a palavra alagamento é usada para referir-se ao acúmulo de água em locais após a inundação. Neste caso, se o rio transborda e a água fica represada por conta da falta de escoamento do local, significa que ele está alagado.

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo. 5.1.1 - Chuvas intensas. Hidrologicamente, são consideradas "intensas" as chuvas de curta duração e de alta intensidade.

Enchente (ou cheia): temporária elevação do nível d'água normal da drenagem, devido a acréscimo de descarga. Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários.

- Inundação fluvial: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos; - Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas; - Inundação artificial: causada por falhas humanas, como rompimento de barragens, acidentes na operação de comportas etc.

Há vários tipos de inundações: Inundações repentinas, bruscas ou enxurradas, que ocorrem em regiões de relevo acentuado, montanhoso, como na região Sul do País. Acontecem pela presença de grande quantidade de água num curto espaço de tempo.

A enchente e a inundação são partes do ciclo de um rio e só representam um risco se a área que ele naturalmente abrange foi ocupada pelos humanos. Já os alagamentos representam um acúmulo de água artificial, eles não estão relacionados com corpos d'água naturais.

O alagamento diz respeito ao acúmulo de água nas áreas urbanas. Essa água é derivada tanto das cheias dos rios, no caso de cidades próximas a eles, quanto de chuvas volumosas.

Essa é a segunda maior enchente da história do Rio Taquari, que alcançou 29,62 metros. A maior cheia já registrada aconteceu em 1941, quando o rio chegou a 29,92 metros.

As principais causas estão relacionadas à impermeabilização do solo, construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso, a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para se infiltrar, escoando com maior rapidez e causando alagamentos.

Enchente (ou Cheia) – é o transbordamento natural do nível de água de rios e canais devido a chuvas muito intensas. Inundação – A inundação é o transbordamento de água num determinado território.

Um alagamento, por sua vez, é comum em centros urbanos. Este ocorre quando há acúmulo de água em um local que não é próximo a um rio. Geralmente, está associado a uma falha (ou ausência) nos sistemas de drenagem (bueiros e tubulações subterrâneas que levam a água das chuvas para os leitos dos rios) naquele local.