Qual a crônica mais conhecida?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

8 crônicas famosas comentadas

  1. Ciao - Carlos Drummond de Andrade. ...
  2. Cafezinho – Rubem Braga. ...
  3. Insônia infeliz e feliz - Clarice Lispector. ...
  4. O fim do mundo - Cecília Meireles. ...
  5. País rico - Lima Barreto. ...
  6. O Homem Trocado - Luis Fernando Veríssimo. ...
  7. Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros. ...
  8. Notícia de jornal - Fernando Sabino.

carta de Pero Vaz de Caminha

Há quem diga (e são estudiosos da nossa língua) que a primeira crônica da literatura brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal.

A primeira crônica data de 1799 e foi publicada no Jornal des Débats, em Paris.

Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Paulo Mendes Campos e Carlos Drummond de Andrade estão entre os cronistas mais importantes da literatura brasileira.

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

A crônica é um gênero textual que registra e relata pequenos acontecimentos da vida cotidiana, em conjunto a uma interpretação pessoal do autor, que pode ser reflexiva e/ou crítica. Suas características são muitas, pois é um texto que permite a mistura de diferentes tipos textuais, por isso é chamada de gênero híbrido.

Tem mais depois da publicidade ;) A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras.

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

Existem dois tipos de crônica, que é, em resumo, um texto sobre o cotidiano. Os tipos de crônica são as duas principais modalidades possíveis desse texto curto de temática cotidiana: a crônica narrativa e a crônica argumentativa.

Rubem Braga

Há 100 anos nascia Rubem Braga, o homem que inventou a crônica.

1984

Publicada em 1984, a última crônica de Carlos Drummond de Andrade é uma despedida aos leitores que, durante quinze anos, foram agraciados com os textos do poeta.

Pero Vaz de Caminha, o primeiro cronista da história do Brasil, não era um escritor, mas sim uma espécie de contador.

Ele deixou uma obra que contempla não só a crônica jornalística como também o romance – A correspondência de uma estação de cura, 1918, contos – um exemplo é a coletânea Dentro da noite, 1910 – e a dramaturgia – A bela Madame Vargas e Eva, 1927.

Características. A principal característica da crônica localiza-se na sua temática: o cotidiano é o grande assunto desse gênero. Nesse sentido, quase tudo que, de alguma forma, é significativamente importante para alguém transmitir a seus companheiros ou conhecidos pode ser um motivo para escrever uma crônica.

A crônica narrativa é um tipo de crônica que relata as ações de personagens num tempo atual e um espaço determinado. Em relação à linguagem, as crônicas narrativas possuem uma linguagem simples e direta e, muitas vezes, utilizam do humor para entreter os leitores.