Qual a cor da guia do Zé Pelintra?

Perguntado por: edamasio7 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Guia Zé Pilintra - Vermelha Preta e Branca com Baralho - Universo Religioso® - Artigos de Umbanda e Candomblé

Orixá Exu

Zé Pelintra acabou indo morar no Rio de Janeiro, onde se encaixou muito bem na boemia carioca. Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.

É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão. Conhecido como um espírito bondoso e divertido, Zé Pilintra é frequentemente invocado para ajudar a proteger crianças e jovens, bem como para trazer alegria e diversão à vida das pessoas.

Data em homenagem à entidade espiritual é comemorada nesta sexta (7); saiba onde celebrar. Em 2022, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro instituiu na cidade o Dia do Zé Pelintra, que será comemorado oficialmente pela primeira vez neste 7 de julho, sexta-feira.

Cor da miçanga: vermelha leitosa, branca leitosa. Tamanho das miçangas: 5/0 aproximadamente 4,6mm. Material: 100% vidro.

É uma das únicas entidades capaz de incorporar em qualquer culto afro-brasileiro. Ele pode se apresentar em forma de caboclo, baiano, Exu ou malandro.

Na umbanda, ele surge multifacetado, porque aparece tanto na linha dos Exus e Pombas giras, o chamado povo de rua, quanto como preto velho.

Realizar oferendas ao Seu Zé requer alguns elementos essenciais, que compõem o escopo de suas preferências. Isso inclui cigarros, velas brancas e vermelhas, pinga e cerveja.

Só que hoje, como guia espiritual, Zé Pilintra é uma entidade muito adorada e respeitada pelas pessoas, principalmente pelos umbandistas, porque ele traz todo aquele trejeito característico da malandragem. Ele tem um jeito boêmio, gosta da vida noturna, gosta de bebidas, de mulheres, de jogo.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica. 1 vela branca.

De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.

7 de julho

Agora é Lei: O Dia do Zé Pelintra será comemorado em 7 de julho na cidade do Rio.

Vela Ogum Branca e Vermelha Abre Caminho Vela Zé Pilintra.