Quais tipos de palha?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Tipos de palha e características

  • Palha de Buriti. Oriunda da árvore de buriti (Mauritia flexuosa) é uma das mais singulares palmeiras do Brasil. ...
  • Palha de Carnaúba. ...
  • Palha Indiana. ...
  • Palha de Piaçava. ...
  • Palha de Milho. ...
  • Bambu e Madeira. ...
  • Outras Fibras Naturais.

Diferente das opções sintéticas, confeccionadas a partir de polímeros e que contam com aspecto plastificado, a palha natural empregada nos produtos Perfar é confeccionada com fios a base de algodão, apresentando toque rústico e visual que remete à madeira, conferindo elegância e aconchego aos ambientes.

A palhinha indiana ou tela de rattan, é um material artesanal, feito de fibra natural trançada, material também conhecido como uma espécie de revestimento rústico. A palha indiana é utilizada em objetos, mobiliários e possui registros até de uso medicinal ou em roupas.

De uma matéria-prima simples, a palha, mãos habilidosas de homens, mulheres e crianças do sertão tiram verdadeiras “obras de arte artesanal” em forma de chapéus, bolsas, esteiras, sandálias, cestas e mais uma infinidade de objetos que encantam exigentes consumidores de todo o País.

A Palha Sintética é um tipo de papel de parede que reproduz com fidelidade as tramas da Palha Oriental. A diferença é que a Palha Oriental possui fibras naturais já a Palha Sintética, como o próprio nome diz, é um produto totalmente sintético.

Presente nas lembranças mais nostálgicas do brasileiro, a palha natural sextavada, também conhecida como palha portuguesa ou palha de Viena, figura nas principais feiras e publicações sobre decoração graças ao retorno da natureza como tendência.

Palha (do termo latino palea) consiste num subproduto vegetal de algumas gramíneas, sobretudo cereais, que, após desidratadas, são usadas em indústria ou como forragem animal.

É popularmente conhecido como “palha” ou “palhada”, resíduos e restos orgânicos nos solos, oriundos da última cultura presente na área do plantio. Essa matéria, na grande maioria das vezes já seca e morta, é então denominada “palhada”, a qual será deixada sobre a área inclusive durante o plantio da próxima cultura.

A presença de palha é sempre importante, visto que ela minimiza os efeitos do clima (sol, chuva, vento), melhora atributos do solo (retém a água e induz sua infiltração no solo), controla plantas daninhas, proporcionando condições mais adequadas ao desenvolvimento das culturas principais.

Você pode fazer uma mistura de água e detergente neutro e passar pelas peças com o auxílio de um borrifador, uma escovinha e um pano. Faça movimentos gentis e sempre higienize a frente da palha! Esfregar a parte de trás dos fios pode danificar os móveis.

É possível encontrar a palha em caixas, cestos, tapetes e até jogos americanos. Por ter esse aspecto artesanal, ela se torna um ponto de destaque nas decorações e traz um ar de originalidade e natureza.

As palhinhas protetoras vão além da estética em um vaso ou jardim. Elas são responsáveis pela cobertura do solo e servem como proteção para manter por mais tempo as condições ideais para o cultivo das plantas. Chamamos aqui de "palhinhas" qualquer material orgânico, de origem vegetal e seco.

A palha de milho é considerada um resíduo agrícola, geralmente incinerado ou utilizado como cama nos criadouros de aves nas propriedades rurais brasileiras, sendo um material abundante, porém pouco aproveitado de forma a gerar renda, exceto quando destinado à produção do artesanato.