Quais são os três tipos de resenha?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quais são os principais tipos de resenha? Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

O gênero resenha pode ser dividido em resenha descritiva (de caráter expositivo) e resenha crítica (de caráter expositivo-argumentativo). Uma boa resenha compreende um estudo sistemático do objeto resenhado, conhecimento acerca do público-alvo e domínio desse gênero textual.

A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

O parágrafo de introdução deve ser breve e contextualizar o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e relevância para um leitor que manifeste interesse pelo assunto. A resenha de uma obra pode manifestar crítica ou não. Sem crítica, apresenta apenas um levantamento a respeito das ideias contidas na obra.

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa. Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.