Quais são os três elementos da introdução?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Uma boa introdução de redação possui três elementos: 1 - O Contexto; 2 - A Compreensão do Tema; 3 - A sua Tese.

Para que você consiga fazer isso, você pode dividir a sua introdução em 3 partes:

  • contextualização;
  • tema;
  • tese.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos. Agora que você já possui a fórmula para escrever a introdução completa, confira alguns dos modelos de introdução existentes e exemplos de cada um deles.

Quais são os tipos de introdução para texto dissertativo

  • Introdução Expositiva. A introdução expositiva é aquela que precede o texto dissertativo-expositivo. ...
  • Introdução Descritiva. ...
  • Introdução que aborda a problemática. ...
  • Introdução com retórica. ...
  • Introdução com contextualização histórica. ...
  • Introdução com citação.

Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estrutura bastante rígida, dividida em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão, conforme se explica a seguir.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho.

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Tipos de Redação: dissertativa, narrativa e descritiva - Toda Matéria.

A introdução, como o próprio nome já diz, é a parte inicial de um texto. É nela que o leitor será inserido ao contexto do assunto e saberá como o tema será abordado. Pode ser considerada a parte mais importante, pois é a introdução que tem o poder de fisgar o leitor ou avaliador e convencê-lo a ler até o final.

Uma boa introdução precisa ter ligação com o desenvolvimento e a conclusão do texto. Apesar de ser direta e objetiva, ela precisa atrair a atenção do leitor e organizar as ideias do texto.

Dessa forma, o primeiro parágrafo tem duas funções fundamentais para o entendimento do texto: contextualização e apresentação de uma tese. Vamos falar sobre cada uma delas?

Não elencar os pontos principais da leitura
Um dos papéis da introdução é avisar para o leitor se aquele conteúdo é realmente do que ele está precisando. Por isso ela deve ser escrita em um tom que lhe é familiar e precisa, obrigatoriamente, conter os principais pontos que serão abordados em um texto.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Situe o contexto de sua pesquisa na dissertação de mestrado
A introdução deve trazer o tema do seu trabalho e, por isso, você precisa situar a pesquisa para o leitor. Escreva qual o problema encontrado, suas especificidades e como ele se tornou o objeto de sua pesquisa.

Uma boa introdução de redação possui três elementos: 1 - O Contexto; 2 - A Compreensão do Tema; 3 - A sua Tese. Veja o passo a passo com a professora Daniela Garcia. A aprenda agora tudo o que você precisa sobre como iniciar bem a sua redação!

A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia.