O que não pode faltar na introdução de um texto dissertativo argumentativo?

Perguntado por: rbelchior8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Uma boa introdução de redação possui três elementos: 1 - O Contexto; 2 - A Compreensão do Tema; 3 - A sua Tese. Veja o passo a passo com a professora Daniela Garcia.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

A introdução deve trazer o tema do seu trabalho e, por isso, você precisa situar a pesquisa para o leitor. Escreva qual o problema encontrado, suas especificidades e como ele se tornou o objeto de sua pesquisa.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

A sua introdução deve deixar claro para o leitor aonde ele vai chegar com a leitura do conteúdo. Se você não sabe aonde quer chegar antes de começar o texto, possivelmente sua introdução será genérica e não gerará o engajamento necessário.

Confira os 4 pontos essenciais da introdução:

  1. Apresentação do tema. Apesar de iniciar o texto, a introdução não tem necessariamente de ser escrita primeiro. ...
  2. Delimitação do assunto tratado. ...
  3. Esclarecimento do objetivo. ...
  4. Organização das ideias.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

Para que você consiga fazer isso, você pode dividir a sua introdução em 3 partes:

  • contextualização;
  • tema;
  • tese.

Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

Por que é importante escrever e praticar muito bem a introdução? A introdução é a etapa que melhor deve ser prepa rada pelo comunicador. Devemos sempre ler a introdu ção para não incorrermos em erros. A introdução é um momento de descontra ção para o comunicador.