Quais são os três componentes da remuneração?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

A remuneração de um funcionário é constituída por três componentes principais: remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.

Ou seja, podemos afirmar que a remuneração é composta pelo salário direto, salário indireto e remuneração variável. Do ponto de vista tradicional, é focada na hierarquia dos cargos dentro de uma organização, sem considerar a contribuição individual nos resultados.

O que compõe a remuneração?

  • Horas extras;
  • Décimo terceiro;
  • Férias;
  • Comissões;
  • Participação nos lucros;
  • Adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade);
  • Descanso semanal remunerado;

remuneração básica; incentivos não financeiros; incentivos salariais; benefícios.

A remuneração total de um funcionário é constituída pelos incentivos salariais, pelos benefícios e pelos encargos.

Remuneração é o valor financeiro e/ou benefícios recebidos por um indivíduo em troca do seu trabalho ou serviços prestados a uma organização. Isso inclui salários, comissões, bônus, gratificações, benefícios como plano de saúde e previdência, entre outros.

Remuneração é a totalidade dos rendimentos (valor) que um empregado recebe decorrente de sua relação de trabalho pré-estabelecido. Diferente do salário, que é um valor previsto em CLT, especificado em carteira e no contrato de trabalho, a remuneração é a soma de todos os benefícios que o colaborador recebe na empresa.

Existem 7 tipos principais de remuneração, entre elas: funcional, salário indireto, por habilidades, por competências, comissões, participação nos lucros ou resultados e participação acionária.

A remuneração estratégica é formada por um valor fixo e outro variável. O primeiro está relacionado diretamente ao cargo ocupado pelo colaborador, o que engloba vencimentos, auxílio à saúde e vale-alimentação. Já o segundo tem sua recompensa proporcional ao desempenho individual do colaborador.

Além disso, as gratificações salariais podem ser classificadas em relação à: Periodicidade do pagamento; Valor; Fonte de obrigação (autônomas ou heterônomas).

Os tipos mais conhecidos e utilizados nos negócios de remuneração por desempenho são:

  • Participação de lucros;
  • Baseado em compra de ações;
  • Distribuição de Bônus e Gratificações.

A remuneração por competências é a que avalia as habilidades necessárias para se ocupar um cargo dentro da organização e as paga de acordo com elas. Nesse sentido, quanto mais competências forem solicitadas para uma função, maior será o valor que o colaborador receberá.

Por Remuneração Fixa entendemos os valores pagos a título de Salário Base, e, ainda os itens referentes a Política de Benefícios. Como Remuneração Variável enquadram-se os valores pagos à titulo de Participação nos Lucros - PLR; Bônus por Alcance de Resultados; Comissões; Participação Acionária, entre outros.

A remuneração é a parte tangível da recompensa. Existe o que não pode ser traduzido em valores econômicos, que não é objetivo, que é mais difícil de comparar, mas que também influencia um profissional a ir trabalhar numa empresa, a desejar continuar trabalhando nela e a querer fazer bem o seu trabalho.

Sistemas de recompensa, reconhecimento e incentivos podem ser definidos como um conjunto de ações de natureza material e imaterial, oferecidas como contrapartida à prestação de serviços pelo colaborador e com intenção de reforçar sua motivação e produtividade.