Quais são os tipos de sociopatas?

Perguntado por: amota6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Conheça os diferentes níveis de sociopatia e o tratamento para o problema

  • Tratamento para Sociopatia. ...
  • Psicopata comunitário ou de grau leve. ...
  • Psicopata antissocial ou de grau moderado a grave.

Quais os níveis de sociopatia? Grau leve – é o tipo mais comum da condição mental. Também conhecido como psicopata comunitário, apresenta os traços de personalidade característicos em um nível mais brando e está menos propenso a cometer crimes.

Impaciência. Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância.

O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso.

“ Há vários níveis de psicopatia, sempre diagnosticados pelos especialistas em transtornos mentais e comportamentais, e as pessoas com esses transtornos são responsáveis por violações de direitos alheios, além de tortura física e mental e até assassinatos”, alerta o deputado.

Esse tipo de pessoa pensa ser melhor do que todo mundo, mesmo que seja mentira. Além do mais, passam muito tempo encarando o espelho, ao invés de observar o mundo ao redor. O sociopata, em geral, não liga para o que os outros têm a dizer.

Em quase todos os casos, uma pessoa que tem sociopatia se tornará controladora, manipuladora e abusiva em um relacionamento pessoal. Eles vão gostar de fazer a outra pessoa se sentir mal, arruinando a autoestima, humilhando-a e alienando-as de sua família e amigos.

Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos para conseguir manipular os outros. Além disso, a sua incapacidade de controlar as suas emoções negativas torna muito difícil estabelecer um relacionamento estável. A sociopatia não tem cura.

Um sociopatia é um Transtorno de Personalidade Antissocial, tal como a psicopatia. Porém, ao contrário do psicopata, que possui origem genética, o sociopata se torna. Ou seja, ele recebe estímulos de fatores externos, o que pode ser desencadeado por lesões cerebrais, abusos e traumas na infância, entre outros.

Não acredite em suas histórias: Psicopatas/sociopatas costumam a se fazer de vítimas e a inventar inúmeras histórias para convencer e se fazerem de coitados. A questão é que suas falas e histórias não condizem com a realidade, então é fundamental observar as atitudes ao invés do discurso.

Sim, a sociopatia se apresenta em níveis digamos assim, e é possível sentir ansiedade, medo, insegurança e outros sentimentos.