Quais são os tipos de normalidade?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Normalidade funcional: –Considera-se patológico o fenômeno que é disfuncional, produzindo sofrimento ao próprio sujeito ou a seu grupo social. Normalidade subjetiva: –Ênfase na percepção subjetiva do próprio sujeito em relação a seu estado de saúde. – Mas os sujeitos podem estar doentes e não se perceberem desta forma?

Normalidade como bem-estar: a OMS definiu a saúde como “completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença.

O comum leva ao conceito de normalidade quando aquele padrão estabelecido como um, de todos, de alguma forma garante sobrevivência e proteção àqueles que fazem parte. Quando a sobrevivência e a proteção ficam ameaçados, já não consideramos algo como normal. Por exemplo: é comum que jovens utilizem substâncias ilícitas.

Normalidade é a qualidade ou a condição daquilo que é normal (que está em conformidade com as normas ou que se encontra no seu estado natural). Num sentido geral, o termo “normalidade” faz referência àquilo ou àquele/a que se insere nos valores médios.

Segundo este critério, normal é o indivíduo que não é portador de um transtorno mental definido. Para a maioria dos especialistas, trata-se de um critério falho, pois, define a normalidade por aquilo que ela 'não é', pelo que lhe falta.

A organização Mundial de Saúde (OMS) define a normalidade como um estado de “completo bem-estar físico, mental e social”. Esta definição traz o peso e a importância da instituição que a apresenta. É positivo o fato de superar certa visão simplista de saúde mental como a mera ausência de doença.

Portanto, a alternativa correta é a D) Normalidade Subjetiva.

1 sinônimo da palavra normalidade: Principais sinônimos de normalidade: 1 regularidade.

O normal é aquilo que se observa com mais freqüência. - Normalidade como bem-estar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu em 1946, a saúde como o complemento entre o bem-estar físico, mental e social e não somente como ausência de doença. - Normalidade funcional.

Para saber qual a faixa de normalidade de um determinado exame, são analisados os resultados de uma amostra populacional considerada saudável. Geralmente, são pessoas de diferentes idades, raças e costumes. Do resultado dessa amostra é extraída uma média, que passa a ser considerada como valor de referência.

Normalidade subjetiva
Dalgalarrondo (2008) diz que o ponto falho desse critério é que muitas pessoas que se sentem bem, “muito saudáveis e felizes”, como no caso de sujeitos em fase maníaca, apresentam, de fato, um transtorno mental.

Conheça, a seguir, quais são os principais tipos de Psicopatologia e as suas características mais importantes.

  • Psicopatologia cognitivo comportamental. ...
  • Psicopatologia psicanalítica. ...
  • Psicopatologia biológica. ...
  • Psicopatologia sociocultural. ...
  • Psicopatologia categorial. ...
  • Psicopatologia dimensional.

Os principais critérios utilizados em psicopatologia são: normalidade ideal(tomada como certa utopia, estabelece uma norma ideal e é socialmente construída por critérios socioculturais); normalidade como ausência de doença(o indivíduo que não é portador de um transtorno mental definido, critério falho e redundante); ...