Quais são os principais pilares da globalização?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), a globalização está dividida em quatro aspectos básicos: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.

Resposta: Capital, consumo e tecnologia.

Globalização da informação

EconomiaCulturaInformação
Blocos econômicosAculturação / Hibridismo culturalInternet
Transnacionais / Multinacionais (capitalismo)Ampliação da diversidade cultural vs. XenofobiaComunicação instantânea
Internacionalização dos fluxos de capitais."Mutação das culturas"Idioma globalizado

A globalização é um fenômeno resultante do processo de integração dos aspectos econômicos, políticos e sociais em nível mundial. O desenvolvimento dos transportes e das comunicações foi fundamental para possibilitar a ocorrência da globalização.

A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.

A segunda fase da globalização começou a partir da Segunda Revolução Industrial e perdurou até o início da Terceira Revolução Industrial. A terceira fase da globalização teve como marco inicial a Terceira Revolução Mundial e findou com o atual período do capitalismo informacional global.

Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

As forças mais ativas e poderosas no processo de globalização são os conglomerados e empresas transnacionais que dominam e controlam efetivamente a maior parte da produção, do comércio, da tecnologia e das finanças internacionais.

O termo 'globalização' começou a circular no final dos anos 80 para sugerir a idéia de unificação do mundo, como resultado dos três processos que marcaram o fim do “breve século XX” (Hobsbawn, 1995).

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.