Quais são os países que ganharam a Primeira Guerra Mundial?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito de ordem global entre os países da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. O segundo grupo saiu vencedor. A Tríplice Aliança foi formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e a Tríplice Entente, por França, Inglaterra e Rússia.

Estados Unidos como a nova potência mundial
Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos, que tomou o lugar da Inglaterra e passou a ser a maior potência mundial.

No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial. AMSTERDAM, 11 - (Correio da Manhã) - O armistício foi assignado pelos delegados allemães, ás 6 horas da manhã de hoje. A's 11 horas terminaram as hostilidades."

O primeiro grupo era formado por Rússia, Grã-Bretanha e França. No segundo grupo estavam Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália. Esses foram os derrotados e os que mais sofreram as consequências da Primeira Guerra Mundial.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 1917, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos do Império Alemão. O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.