Como foi o fim da guerra mundial?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito bélico global centrado na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. A guerra envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados e os Impérios Centrais.

A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou na Europa? As forças armadas alemãs se renderam incondicionalmente aos Aliados em 7 de maio de 1945. A rendição entrou em vigor no dia seguinte, 8 de maio. A Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente na maior parte da Europa no dia 8 de maio (o Dia da Vitória na Europa).

Dias após os atentados, em 14 de agosto de 1945, o Japão concordou em se render e, em 2 de setembro, tornou formal o ato de rendição. Este trágico episódio marcou o fim definitivo da Segunda Guerra Mundial.

Estados Unidos

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

Fim da Primeira Guerra Mundial
Em julho de 1918, tropas britânicas, francesas e norte-americanas mobilizaram-se para o que seria o ataque definitivo, conhecido como Ofensiva dos Cem Dias. Com uma série de ataques rápidos e eficientes, os Aliados levaram Bulgária, Turquia e Áustria-Hungria à rendição.

O professor de Política Internacional do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Fernando Brancoli explica que, do ponto de vista histórico, as guerras terminam com a derrota de um dos lados, quando um dos exércitos não tem mais condição de continuar lutando.

Durante a I Guerra Mundial, os blocos em conflito mudaram de denominação, passando a ser conhecidos como: Impérios Centrais: Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária. Aliados: Sérvia, Rússia, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Japão, Itália, Romênia, EUA, Brasil etc.

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

Aliados

Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial assumiu proporções muito maiores do que a Primeira Guerra Mundial.

1939. Alemanha deu início à Segunda Guerra Mundial ao invadir a Polônia, no dia 1 de setembro de 1939. No dia 3 de setembro daquele mesmo ano, a Inglaterra e a França responderam à agressão com declarações de guerra aos alemães.

Assim como Norman Davies, Roberts aponta que as forças terrestres da União Soviética tiveram um peso decisivo na derrota do nazismo. Não foi apenas o poderio aéreo dos aliados que fez a diferença. Roberts sustenta que, apesar do poderio dos Aliados, a Alemanha lutou bravamente até maio de 1945, com algumas vitórias.

Europa

A recente guerra travada na Europa entre a Rússia e a Ucrânia tornou esse assunto ainda mais evidente, e a forma como o conflito se desenrola fez ressurgir o temor pela eclosão de disputas em escalas mundiais envolvendo países de diversos continentes e com consequências devastadoras.

Após a Segunda Guerra, a Europa entrou em declínio e os EUA se consolidaram como principal potência ao lado da URSS, formando o mundo bipolar, sendo o primeiro capitalista e o segundo socialista.

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.