Como era o mundo antes de 1914?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O desenvolvimento industrial acontecia de forma rápida e intensa, o que favorecia o avanço tecnológico. Mudanças culturais também se alastravam pelo continente. De forma geral, o mundo passava por momentos de euforia com o progresso, em uma era chamada de Belle Époque (Bela Época, em português).

Entre 1871 e 1914 a Europa passou por um período de relativa paz e grande desenvolvimento tecnológico, econômico e cultural. Mas a paz era aparente, e o grande desenvolvimento industrial do período fez os países europeus buscarem colônias fora de seus territórios para obter mais recursos.

O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.

Na verdade, somente uma dezena de países independentes entraram em guerra no verão de 1914 e os outros se vão unindo progressivamente, como a Itália em 1915 e os Estados Unidos em 1917. Todos somavam 600 milhões de habitantes, ou seja, metade da população mundial da época.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Desenvolvimentos da Primeira Guerra Iniciada a Guerra em 1914, a Tríplice Aliança era detentora de maiores recursos para combate. No início da Primeira Guerra Mundial, a Itália abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito.

Argentina. Bélgica. Bolívia. Butão - Outro país independente e fronteiriço à Índia Britânica, cujo território poderia ser usado como base de operações de desestabilização da mais importante colônia inglesa.

A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 1917, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos do Império Alemão. O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos.

Eventos. 1 de março: Na eleição presidencial, o vice-presidente Venceslau Brás é eleito presidente do Brasil. 4 de agosto: O Brasil declara neutralidade na Primeira Guerra Mundial. 26 de agosto: Fundada por imigrantes italianos a Sociedade Esportiva Palmeiras.

O número total de baixas militares e civis na Primeira Guerra Mundial foi de cerca de 40 milhões: as estimativas variam de cerca de 15 a 22 milhões de mortes e cerca de 23 milhões de militares feridos, classificando-a entre os conflitos mais mortíferos da história da humanidade.