Quais são os órgãos de crédito?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

E quais os orgãos que fazem parte desse sistema? São 5: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).

Os birôs de crédito são instituições que reúnem uma série de informações sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas. São conhecidos também como Órgãos de Proteção ao Crédito. Leia mais a seguir. SERASA, SPC e Boa Vista são os birôs de crédito mais conhecidos popularmente.

Um órgão de proteção ao crédito, também conhecido como birô de crédito, se trata de um serviço que reúne informações de crédito. Assim, um dos seus objetivos é usar tais dados, tanto de inadimplência como adimplência de pessoas físicas e jurídicas, a fim de auxiliar nas decisões que envolvem concessão de crédito.

São eles:

  • SCPC – BOA VISTA– Serviço Central de Proteção ao Crédito das Associações Comerciais. ...
  • CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central. ...
  • SERASA Experian. ...
  • SPC – São ligados às associações comerciais. ...
  • Quod – Um novo órgão de proteção ao crédito.

o SERASA, assim como o SCPC e demais associações de proteção ao crédito são entidades privadas. O Serasa é o Banco de Dados de Inadimplentes das instituições financeiras e o SCPC (Serviço ao Consumidor de Proteção ao Crédito), o banco de dados das Associações Comerciais.

6 tipos de crédito e dicas para usar cada um deles com responsabilidade

  1. Cartão de crédito. Como vimos, o cartão de crédito é o mais usado pelos brasileiros, pois serve como um facilitador de compras a prazo. ...
  2. Cheque especial. ...
  3. Crédito pessoal sem garantia. ...
  4. Crédito pessoal com garantia. ...
  5. Empréstimo consignado. ...
  6. Financiamento.

Conheça as diferentes modalidades de crédito: cheque especial, financiamento, cartão de crédito, crédito imobiliário, financiamento de veículos e outras.

Atualmente as mais conhecidas e usadas pelas empresas que desejam fazer qualquer tipo de cobrança a um cliente referente a título vencido, são:

  • SPC (Serviço de Proteção ao Crédito);
  • Serasa (Serasa Experian);
  • SCPC-Boa Vista (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Veja abaixo o que e SCPC e qual a principal diferença entre SPC e Serasa: As principais diferenças entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio e a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias.

Você já confundiu SPC e Serasa Limpa Nome? Essa é uma dúvida comum para muitos brasileiros, afinal, tanto o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) quanto a Serasa são birôs de crédito, ou seja, empresas que registram o histórico de pagamentos dos consumidores.

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) é a entidade responsável por fornecer as informações contidas no SPC. Elas são buscadas no Serviço de Proteção ao Crédito por instituições financeiras e comércio em geral na hora de consultar o histórico de compras do consumidor.