Quais são os efeitos colaterais do colágeno?

Perguntado por: uassuncao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.

Todas as pessoas podem tomar colágeno oral? O colágeno é considerado pela ANVISA como um suplemento alimentar e é classificado pelo FDA como GRAS (Generally recognized as safe), portanto é considerado seguro. Até o momento, não foram descritas contraindicações ou efeitos colaterais relacionados ao seu uso.

A ingestão de grandes quantidades de colágeno pode provocar certas alergias alimentares. Portanto, é importante consultar um especialista antes de começar a utilizar o produto. Apenas ele poderá indicar a melhor quantidade para o consumo, de acordo com a necessidade do paciente.

O colágeno é importante para dar estrutura e firmeza aos ossos, mantendo-os fortes, no entanto, com o envelhecimento, a quantidade de colágeno nos ossos diminui, deixando-os mais frágeis e menos densos, o que aumenta o risco de fraturas, além de dificultar a cicatrização.

Além disso, algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao colágeno hidrolisado, como coceira, vermelhidão e inchaço na pele. Por isso, é importante sempre consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação, para avaliar a necessidade e segurança do uso do colágeno hidrolisado.

Do que foi ingerido, nem todo o colágeno vai para o tecido-alvo. A substância é distribuída conforme as necessidades do corpo. Dessa forma, a suplementação auxilia num quadro global, mas não é eficiente quando queremos agir de maneira focada.

O ideal é que você não pare a suplementação, pois a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno. Portanto, para a manutenção dos benefícios do colágeno o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.

Benefícios para a saúde intestinal
Também, o colágeno ajuda no intestino. Os peptídeos de colágeno atuam no fortalecimento da barreira intestinal e com aminoácidos, fibras, cúrcuma e outros ingredientes agem em sinergia para manter o intestino saudável.

Na verdade, seu uso principal nunca será essa, mas existem motivos que fazem com que o colágeno possa ajudar nesse sentido: O colágeno é uma proteína e como qualquer proteína ele é capaz de diminuir um pouco o apetite e trazer sensação de saciedade.

Independente da opção selecionada, o suplemento deve ser administrado diariamente em uma dose de 5g a 10g, consumida sozinha ou junto com alguma refeição. Para tomar o colágeno hidrolisado em pó, basta misturar o produto com água, sucos, vitaminas ou iogurtes.

Muitos podem afirmar que o melhor horário para se tomar o colágeno é à noite, um pouco antes de dormir. Isso permite que os nutrientes realizem um trabalho em nível ótimo durante o sono, período em que é liberado o GH, hormônio do crescimento.

As proteínas do colágeno bovino e suíno, a conhecida gelatina, possuem atividade anti-hipertensiva, ou seja, são boa fonte alimentar para quem tem pressão arterial alta.

Da mesma forma que a pele e outros órgãos cicatrizam suas feridas através da deposição do colágeno e outros constituintes da matriz extracelular, o fígado repara as lesões por meio da deposição de mais colágeno.

O colágeno é o verdadeiro queridinho dos dermatologistas e influencers quando o assunto é a beleza da pele. Essa proteína é a maior constituinte da pele, promove o fortalecimento, aumenta a elasticidade, hidrata e, portanto, retarda o envelhecimento e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.