Qual a relação do fígado com o colágeno?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A fibrose hepática é caracterizada pela deposição de fibras de colágeno nos espaços entre as células do fígado. “Esse mecanismo ocorre como uma tentativa do organismo de reparar uma lesão”, explica Pereira.

Da mesma forma que a pele e outros órgãos cicatrizam suas feridas através da deposição do colágeno e outros constituintes da matriz extracelular, o fígado repara as lesões por meio da deposição de mais colágeno.

Não tem problema quanto ao colágeno.

Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.

Esclerose sistêmica acontece quando seu tecido produz colágeno e outras proteínas em excesso. Colágeno é uma proteína que ajuda a dar estrutura à sua pele, unhas, cabelo, tendões e outros tecidos. O excesso de colágeno pode causar endurecimento e cicatrizes.

Ele é formado pelas fibras nas artérias, nos músculos de locais como útero e intestino e, também, em órgãos como os rins. As células musculares são as maiores produtoras desse colágeno.

Excesso de vitamina A ( pré-retinol)é prejudicial para saúde óssea e fígado.

Além da silimarina, a N-acetil-cisteína (NAC) é uma substância encontrada naturalmente em grande quantidade na cebola e que atua como um precursor da glutationa, uma molécula bastante utilizada pelo nosso fígado na neutralização de metabólitos tóxicos.

Cardo Mariano

Cardo Mariano: o Melhor Suplemento Para a Saúde do Fígado.

Quem pode tomar? Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo.